14.3 C
Vila Viçosa
Domingo, Maio 26, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Aprovada candidatura para construção do Centro Náutico de Juromenha no Alandroal

Hoje, o Turismo de Portugal aprovou a candidatura do município do Alandroal para a construção do Centro Náutico de Juromenha, um projeto que representa um investimento de 400 mil euros, financiado através da Linha “+ Interior”. O contrato foi oficialmente assinado em Vila Velha de Ródão, na presença do Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Turismo, Nuno Fazenda, e do Presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade.

Este projeto é uma das 12 candidaturas de financiamento para projetos em todo o país, sendo o único no Alentejo. A Rádio Campanário entrevistou o Presidente da Câmara do Alandroal, Dr. João Grilo, que expressou a importância deste marco para o Município.

O Centro Náutico de Juromenha faz parte da estratégia de desenvolvimento das áreas recreativas e de lazer em torno do Alqueva. Esta candidatura soma-se a outros projetos já financiados pelo Turismo de Portugal, como a Praia Fluvial das Azenhas D’El Rei.

O novo centro náutico incluirá uma zona de lazer, ancoradouro, rampa para barcos, balneários, acessos, estacionamentos e ligação à Vila.

O Presidente da Câmara destacou a dimensão deste investimento e a sua relevância para impulsionar o turismo na região, incluindo a ligação com os vizinhos de Olivença, que também têm áreas recreativas próximas.

O financiamento de 400 mil euros representa uma parte significativa do custo total do projeto, estimado em cerca de 1 milhão de euros. O município irá procurar o restante financiamento, e a obra também prevê a possibilidade de investimento privado, nomeadamente na área de restauração e animação turística.

Este projeto surge num momento em que o município conclui a primeira fase da intervenção na Fortaleza, que consiste na reabilitação das muralhas. O turismo na região tem vindo a crescer, e este novo investimento pretende continuar a impulsionar o desenvolvimento e a afirmação do Alandroal como destino turístico na região.

O Presidente da Câmara também confirmou que está em negociações para encontrar financiamento adicional e concluir o projeto. Este é um passo importante para a região, uma vez que representa uma âncora de desenvolvimento que atrairá outros investimentos, tanto públicos quanto privados, contribuindo para o crescimento sustentável do Alandroal e do Alentejo como um todo.

Populares