10.4 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Junho 21, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Aprovada Candidatura Transnacional “Places of Peace” à marca do Património Europeu

A candidatura transnacional “Places of Peace”, que integra 7 sítios localizados em 6 Estados Membros da União Europeia, foi aprovada pelo Governo da Croácia, país onde foi submetida à seleção nacional, e já foi submetida pelas autoridades croatas à Comissão Europeia para efeitos de seleção ao nível europeu, com a aprovação explícita dos Governos (Ministérios da Cultura) de todos os países em que se localizam os locais que a integram.

A candidatura “Places of Peace” tem como objetivo a atribuição da Marca do Património Europeu aos 7 locais que a constituem: locais europeus onde foram assinados relevantes Tratados de Paz: Paço dos Henriques (Alcáçovas, Portugal), Casa da Convenção de Évora Monte (Évora Monte, Portugal), Complexo Histórico de Alcañices (Alcañices, Espanha), Castelo de Trencin (Trencin, Eslováquia), Casa da Paz (Vasvár, Hungria), Mosteiro de S. Francisco (Zadar, Croácia) e Parque da Fonte Histórica de Kaynardzha (Kaynardzha, Bulgária).

De referir que todos estes locais integram a Places of Peace Route e que as suas entidades de gestão, todas entidades públicas, são membros da Associação European Network of Places of Peace, que promoveu a elaboração e submissão da candidatura transnacional “Places of Peace”.

O Município de Estremoz, parceiro nesta candidatura, aguarda a aprovação por parte da Comissão Europeia, que a ser uma realidade permitirá não só dar visibilidade europeia aos 7 sítios onde foram assinados Tratados de Paz, como também a realização de um conjunto de ações de valorização desses sítios.

 

Foto: Município de Estremoz

Fonte: Município de Estremoz

Populares