13.2 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Junho 20, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Aqueduto da Água da Prata em Évora alvo de intervenção de limpeza e reparação de fissuras

No âmbito do Programa de Valorização Integrada do Património, os serviços operacionais do Município têm desenvolvido diversos trabalhos de limpeza e reparação de fissuras no Aqueduto da Água de Prata, classificado Monumento Nacional desde 1910.

Em nota divulgada pelo Município, a Câmara informa que os trabalhos incluem também a Caixa de Água localizada no Centro Histórico, esta declarada imóvel de Interesse Público desde 1922.

O Município explica que, não obstante reconhecer que a manutenção e conservação dos monumentos nacionais é competência da estrutura governativa do Estado, dada a necessidade, muitas vezes premente, de salvaguardar a integridade das estruturas e edifícios monumentais da Cidade, a Autarquia tem vindo a intervir nesta área, sempre que reúne os meios financeiros, técnicos e humanos para tal, não deixando de o fazer após os devidos pareceres técnicos dos organismos que exercem respetiva tutela.

Nesta área, acrescenta, já foram registadas intervenções do Município no âmbito do Projeto LIFE Água de Prata, no Cromeleque dos Almendres, no cunhal da muralha e na Porta de Alconchel, entre outras.

Os trabalhos de manutenção e preservação dos monumentos de Évora irão prosseguir, estando já a ser preparado um concurso para a requalificação do Aqueduto, num plano mais abrangente.

Populares