15.4 C
Vila Viçosa
Sábado, Abril 27, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Arronches: Tradicional corrida de touros de S. João foi apresentada (c/som e fotos)

A Tradicional Corrida de S. João a ter lugar em Arronches no próximo sábado, dia 20 de junho, foi apresentada ao final da tarde de segunda-feira, dia 15 de junho no Centro Cultural de Arronches e contou com a presença do empresário da praça, dos cavaleiros, ganadeiros e da presidente da Câmara Municipal de Arronches.

Em praça irão estar os cavaleiros António Ribeiro Telles, Miguel Moura e Rui Guerra, os Grupos de Forcados de Évora e Arronches perante touros das ganadarias Maria Guiomar Cortes de Moura, Paulo Caetano, Francisco Romão Tenório, Manuel Cary, Herdºs, Quinta de Mata o Demo e Fontembro.

A Rádio Campanário esteve presente na cerimónia e falou com alguns dos intervenientes da “festa” que marcaram presença no evento organizado pelo empresário António Cardoso (Nené).

Em declarações a esta Estação Emissora, António Cardoso diz que a organização da corrida resultou de um convite que aceitou, dizendo, “é mais uma ilusão que tenho na minha vida, é mais uma corrida e espero que seja uma de tantas outras que já fiz com êxito, estão reunidas as condições para que seja uma grande corrida”.

António Cardoso diz ainda que a escolha do cartel teve como base a faixa etária da população de Arronches, “quis trazer um toureiro à antiga, um tourear reto com os touros que o António Telles tem, depois quis trazer o Miguel Moura que é um toureiro mais moderno e depois um outro toureiro, o Rui Guerra, que é um jovem que está a despontar com muita força e que tem coisas dos dois, o toureio à antiga e o toureio moderno”, acrescentando, “ estão reunidas as condições para que o público goste”.  

O cavaleiro António Ribeiro Telles, o primeiro a entrar em praça pela sua antiguidade referiu à nossa reportagem que “o cartel está bem montado e acho que vai ser uma grande corrida, os touros são de ganadarias boas, que oferecem muitas garantias e eu venho a Arronches com muito gosto”.

Quando questionado sobre se os últimos anos têm sido os melhores anos da sua carreira tauromáquica, António Telles refere, que é muito ambicioso, “é a ambição que me faz cá andar, já tenho 52 anos, 20 de alternativa, levantar-me de manhã cheio de vontade de montar os cavalos e de me preparar, isso demonstra que há em mim uma grande ambição, se não houvesse essa ambição com certeza que não conseguia que os resultados fossem bons”.

“Sinto-me feliz a tourear”, conclui.  

O cavaleiro Rui Guerra diz que vai tentar “dar o melhor para que corra tudo como deve ser”.

Rui Guerra falou ainda sobre o início da presente temporada, “ainda muito curta, esta vai ser a segunda corrida que toureio nas tem sido muito positiva”.

A Rádio Campanário falou também com os ganadeiros. Paulo Caetano que esteve presente na conferência declarou que “é sempre uma enorme alegria trazer um touro a esta praça até porque é uma praça onde já ganhamos concursos de ganadarias, é um lugar que nos cabe e procuramos honrar, e vamos levar um touro em que temos as maiores esperanças”.

Paulo Caetano diz ainda que gosta dos concursos de ganadarias “porque gera na base da corrida uma competitividade interessante, todos os ganadeiros tem o empenho em trazer o melhor, só que os touros antes de saírem não se sabe como é que são”.

Mais importante que o peso dos touros é o terapio, diz Paulo Caetano, “embora exista um peso standart que não deverá exceder os 550Kgs nem deverá estar abaixo dos 440Kgs, o peso é relativamente importante porque um touro pode ter 600kgs e não ter terapio e ter 400kgs e ter terapio de touro, o que é importante é que tenha terapio e presença e que sejam touros”.

Para Francisco Romão Tenório, é sempre muito agradável participar em concursos de ganadarias “porque embora seja um bocadinho complicado gosto da competição, acho que faz falta e é necessário e fico satisfeito que um touro meu possa participar nesta corrida”, acrescentando, “ além do mais a praça também me pertence e isso dignifica. A minha grande preocupação é nunca defraudar o público”.

Já o responsável pela ganadaria Manuel Rafael Cary salienta o enorme gosto em participar “num concurso tão importante na Praça de Arronches, uma praça a que tenho bastante afeto, julgo que está uma corrida bastante equilibrada para toda a gente poder brilhar”.

Manuel João Carreiras da ganadaria Quinta de Mata o Demo diz que a sua ganadaria foi adquirida recentemente, no entanto “é uma ganadaria muito boa e conhecida e o trabalho já vem de trás, daí ter sido contactado para vários concursos e estou muito contente com isso”.

Manuel João Carreiras diz ainda que foi uma boa aposta ter comprado a ganadaria que pertenceu a João Moura, “mas agora o futuro dirá”.

No final falámos com a presidente da Câmara Municipal de Arronches, Fermelinda Carvalho que realça o facto das Tradicionais Festas de S. João são a festa rainha do concelho de Arronches, uma festa com muita tradição mas que tem mudado ao longo dos anos adaptando-se um bocadinho aquilo que é agora o gosto da população”.

Em relação à corrida de touros a realizar este sábado, Fermelinda Carvalho refere que desde que tomou posse achou que se devia fazer “com alguma dignidade e houve aqui um empenho da câmara e o resultado tem sido excelente”.

Populares