25.4 C
Vila Viçosa
Sábado, Abril 20, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“As Cantadeiras de Redondo são uma criação única, com um percurso notável” diz Vitorino(c/som)

Vitorino é um dos nomes mais reconhecidos no panorama musical Português.Nascido numa família de músicos, na vila de Redondo e tem sido ao longo dos anos um embaixador da sua terra natal e da região Alentejo.

Apaixonado por tradições e pelas raízes culturais de Redondo, Vitorino não perde uma oportunidade para atuar na sua terra natal.

O cantor foi um dos artistas convidados para as comemorações do 10º aniversário das Cantadeiras de Redondo, num espetáculo que se realizou na tarde deste sábado, no Centro Cultural de Redondo, numa profunda homenagem ao cante Alentejano e ao trabalho desenvolvido por este grupo de mulheres, ao longo dos anos.

A Rádio Campanário esteve presente e falou com Vitorino que nos referiu, a propósito do aniversário das Cantadeiras de Redondo “dez anos já é um tempo, é uma história de vida muito interessante e um percurso notável” sublinhando ainda o facto de “tanto eu como o meu irmão Janita somos grandes apoiantes e também somos fundadores do Grupo.”

Vitorino, um defensor acérrimo do Cante Alentejano,  frisou ainda que, “antes do estado novo, não eram apenas os homens que cantavam, as mulheres também o faziam o que se alterou depois no estado novo” realçando contudo “ainda bem que agora o podemos fazer novamente porque é uma coisa maravilhosa.”

Sobre as Cantadeiras de Redondo, o reconhecido cantor alentejano evidencia “são uma criação única”.

O Grupo Cantadeiras de Redondo, fundado em 2014, nasceu precisamente no ano em que o cante Alentejano foi classificado como Património Imaterial da Humanidade. Um percurso notável na preservação da tradição e herança cultural da região do Alentejo.

Populares