18.2 C
Vila Viçosa
Domingo, Abril 28, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“As piscinas municipais vão encerrar a 31 de agosto para tentarmos poupar água”, diz Pres. da CM. de Vila Viçosa (c/som)

Devido às altas temperaturas que têm afetado a região nos últimos dias, o município de Vila Viçosa divulgou um comunicado urgente, no intuito de alertar a população para a importância da poupança de água. Em entrevista à Rádio Campanário, o presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, Inácio Esperança, detalhou a situação que o concelho enfrenta.

O presidente da Câmara Municipal, Inácio Esperança, explicou que a escassez de água no concelho não é um fenômeno isolado, afetando também os concelhos vizinhos como Borba, Alandroal e Estremoz. Esses municípios dependem quase que exclusivamente de furos artesianos para o seu abastecimento hídrico, e devido ao aumento das temperaturas, os níveis desses furos têm baixado consideravelmente. O consumo excessivo, aliado à falta de reposição do aquífero devido à ausência de chuvas, está a causar uma preocupante diminuição dos níveis de água nos furos.

“Nós não sabemos a dimensão do aquífero, temos a noção de que os furos baixaram, mas desconhecemos se daqui a um mês, dois meses ou três meses, conseguimos ter água, porque nós estamos a retirar mais água do que aquela que é reposta pelo aquífero, a prova disso é que os furos estão a baixar o nível”, afirmou o presidente Inácio Esperança. Enfatizou a necessidade de poupar água ao máximo para garantir um suprimento adequado durante os meses de inverno, já que a ausência de chuvas dificulta a reposição dos aquíferos.

A questão da utilização de piscinas durante este período também foi abordada. O presidente da Câmara Municipal destacou que, devido à situação crítica, foi decidido antecipar o encerramento das piscinas municipais. “Já decidimos que vão encerrar a 31 de agosto, portanto 12 dias antes do normal, para tentarmos poupar água”, disse Inácio Esperança.

 

Populares