29.8 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Junho 14, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“As Torres Humanas são tesouro da cultura Catalã, um evento único que demos de coração a Elvas” diz Rui Reis, Delegado Governo Catalunha(c/som)

 

Tal como a Rádio Campanário já noticiou realizou-se esta manhã, na Praça da República, em Elvas, a construção de uma Torre Humana- (Veja aqui as FOTOS).

A iniciativa assinala na cidade de Elvas o Dia de Sant Jordi. Centenas de elvenses e turistas juntaram-se na Praça da República na manhã deste sábado, 22 de abril, para a apresentação dos Castellers de Vilafranca.

A iniciativa é organizada, conjuntamente, entre o Município de Elvas e o Governo da Catalunha.

O coletivo catalão, da localidade de Vilafranca del Penedès, detém o record mundial de Castells, as torres humanas da Catalunha, que foram classificadas pela UNESCO como Património Imaterial da Humanidade.

Nesta vinda a Portugal durante o fim-de-semana, que inclui também passagens por Lisboa e Évora, os Castellers de Vilafranca trazem 150 elementos com idades compreendidas entre os 6 e os 80 anos.

A Rádio Campanário esteve presente e falou com Rui Reis, Delegado do Governo da Catalunha em Portugal, que a propósito deste evento começou por nos referir “Já tínhamos realizado uma iniciativa conjunta com o Município de Elvas mas o ano passado as torres humanas não puderam vir e ficou desde logo assumido o compromisso com a Câmara de Elvas de que viriam este ano.”

Rui Reis explicou-nos ainda que “este ano, trouxemos os melhores do mundo, e esta iniciativa enquadra-se naquilo que são as comemorações de Sant Jordi, o dia do livro da Catalunha.”

Esta é uma tradição muito importante em Espanha, este ano celebrado “em grande aqui em Portugal”.

O Delegado do Governo da Catalunha em Portugal adiantou-nos igualmente que, com esta iniciativa “damos a conhecer este tesouro da cultura catalã” explicando que na Catalunha há centenas de Grupos destes mas a Elvas “trouxemos os melhores do Mundo”.

O grupo tem cerca de mil associados e normalmente as atuações que fazem “envolvem cerca de 300 pessoas mas podem ir até 700 ou 800 pessoas e o trabalho que há por trás disto é incrível pois todos os dias ensaiam” realçou ainda Rui Reis.

O Delegado do Governo da Catalunha em Portugal concluiu referindo “a cidade de Elvas sempre nos recebeu maravilhosamente bem e na verdade presentear a cidade com este espetáculo é dado do fundo do coração pela Catalunha a Elvas.”

 

A edificação destas Torres foi feita pelos Castellers de Vilafranca, campeões do último concurso desta tradição.

Os Castells é uma tradição que remonta ao século XVIII e atualmente faz parte da lista do Património Cultural Imaterial da Humanidade da Unesco.É uma das tradições mais famosas de Espanha, mais precisamente da Catalunha, região onde são criadas verdadeiras torres de pessoas.

 

 

Populares