18.2 C
Vila Viçosa
Terça-feira, Junho 18, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Atletas da Universidade de Évora conquistam Bronze na Polónia

Francisco Frade e Margarida Varela, atletas da Associação Académica da Universidade de Évora, conquistaram, no passado dia 17, as medalhas de bronze em kickboxing, nas categorias de 65kg KL, respetivamente, nos Jogos Europeus Universitários, que decorrem em Lodz, na Polónia.

Depois da conquista do ouro no Campeonato Nacional Universitário, a comitiva seguiu rumo a Lodz para a conquista de um lugar no pódio.

Em declarações, Henrique Gil, Presidente da Associação Académica da Universidade de Évora, considera que “esta é mais uma vitória que prova o valor dos estudantes-atletas da academia”, que “o mérito é dos atletas e do seu treinador, Manuel Pacheco, que tem feito um trabalho incrível”, referindo ainda “que o desporto universitário continua a ser um parente pobre da secretaria de estado e que não é prioridade na região nem na academia. Talvez com outra visão, investimento e aposta, seria possível criar condições que demonstrassem o verdadeiro potencial dos atletas, com resultados bem diferentes, seja nos individuais seja nos coletivos”, finalizando que “estas medalhas são um motivo de orgulho e reconhecimento do esforço dos estudantes”.

O Presidente da AAUE recorda ainda Diogo Fernandes, medalha de bronze nos CNU de atletismo, 3000m obstáculos, fazendo uma referência à prestação das equipas nas Fases Finais do Campeonato Nacional Universitário, que se realizaram em Leiria, e da grande recuperação pós- Covid em 2021 na Covilhã. Destaca ainda que “o desporto não pode ser visto como um gasto, mas como um investimento. Formamos estudantes ativos, mas serão também cidadãos ativos. Continuaremos a trabalhar para criar mais e melhores condições.”

Fazendo ainda uma análise sobre o Campeonato Mundial Universitário de Futsal, que se realiza de 18 a 24 deste mês em Braga e Guimarães, Henrique Gil considera que “temos duas seleções muito fortes e capacitadas para disputar o pódio. Não posso deixar de realçar o trabalho do Selecionador Jorge Braz e da mais valia da presença de Ana Pinto na baliza da seleção nacional”. Recorda que “em 2020 tivemos a sorte de poder ouvir a opinião de Jorge Braz na mesa redonda sobre O Impacto da Pandemia no Desporto, no âmbito da primeira edição da Expo Estudante”, finalizando que “temos muito orgulho na Ana e que de tudo faremos para conseguir reativar o futsal feminino no próximo ano e ter mais atletas como ela”.

Atualmente, a AAUE detém a gestão do desporto universitário na academia e promove a prática desportiva através da sua marca UÉvora Sports, potenciada pela Secção Autónoma Desportiva.

Populares