29.8 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Junho 14, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Aumento da temperatura traz impacto negativo na produção de vinho para o Alentejo

A Carmim – Cooperativa Agrícola de Reguengos de Monsaraz, tem estado muito atenta às alterações climáticas e por isso quer adotar medidas que possam reduzir o impacto negativo destas alterações na produção de uva.

João Caldeira, diretor geral da Cooperativa Agrícola de Reguengos de Monsaraz, referiu que “desde medidas mais profundas e de longo prazo, como é exemplo a seleção clonal, a medidas mais adaptativas de curto prazo, como a gestão da copa e a irrigação, este é um tema que figura no topo da nossa agenda”.

A Carmim tem vindo a registar uma menor produção média por planta nos últimos anos, que apesar de ser sinónimo de qualidade acaba por comrometer a produção de uva.

A época de vindimas deste ano “vem na sequência de um verão quase ideal para as vinhas da região de Reguengos. Não foram sujeitas a vagas de calor duradouras, as noites foram frescas e as amplitudes térmicas apreciáveis”, destaca João Caldeira, acrescentando que “a grande maioria das vinhas está habituada ao clima quente e a sua resiliência é elevada”.

Fonte: hipersuper

Populares