27.6 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Julho 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Aumento expressivo de vagas para o acesso ao Ensino Superior em 2023!

Iniciou-se esta segunda-feira o concurso de acesso ao Ensino Superior, os estudantes que pretendem ingressar têm a oportunidade de concorrer a um total de 54.311 vagas disponíveis, representando um aumento de 671 vagas em relação ao ano anterior.

As 671 vagas adicionais fazem parte do concurso nacional deste ano e foram destacadas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior num comunicado. Esta medida visa garantir um maior acesso ao ensino superior para os candidatos interessados.

As candidaturas para a primeira fase podem ser feitas até 07 de agosto pelos candidatos com ensino secundário e provas de ingresso portuguesas, enquanto os alunos com ensino secundário e provas de ingresso estrangeiras têm até 31 de julho para se candidatarem.

Os resultados do concurso serão divulgados a 27 de agosto, proporcionando aos estudantes mais tempo para procurarem alojamento e se prepararem para o início das aulas.

O número total de vagas para o ensino superior no ano letivo 2023/2024, considerando todas as formas de ingresso ao ensino superior público e privado, ascende a cerca de 100.000 vagas. Este valor inclui concursos locais artísticos, candidatos maiores de 23 anos, estudantes internacionais, titulares de cursos superiores e pós-secundários, mudança de curso, diplomados de vias profissionalizantes e ingresso em Medicina por licenciados.

Entre as novidades deste concurso de acesso ao ensino superior está a antecipação do calendário de colocações, garantindo um intervalo mínimo de 15 dias entre a colocação na 1.ª fase e o início das aulas. Além disso, pela primeira vez, será estabelecido um contingente prioritário de 2.028 vagas para estudantes economicamente carenciados (beneficiários de escalão A da ação social escolar) em cursos de todas as instituições de ensino superior públicas.

Outra novidade é o alargamento do contingente prioritário para emigrantes, familiares e lusodescendentes, que terão acesso a cerca de 3.800 vagas na 2.ª fase do concurso.

A segunda fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior está prevista para começar a 28 de agosto, e a terceira fase em 22 de setembro.

Destaca-se ainda que cada estudante tem a possibilidade de escolher até seis combinações de instituições e cursos na candidatura ao Ensino Superior público, que serão ordenadas por ordem de preferência. Com a antecipação da segunda fase de candidaturas, os estudantes da 2.ª fase poderão iniciar o ano letivo praticamente ao mesmo tempo que os colegas da primeira fase.
 

Populares