25.4 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Maio 30, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Autarcas do distrito de Évora “encaram com preocupação” a construção do novo quadro comunitário (c/som)

A Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC) reúne as 14 câmaras do distrito de Évora que estão a fazer acompanhamento ao processo de desenvolvimento do próximo quadro comunitário.

Os autarcas receberam o secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Manuel Castro de Almeida, que reiterou e reforçou a “possibilidade da realização de movimentos financeiros no 2º semestre de 2014”, com a aprovação do documento ainda antes da instalação da nova Comissão Europeia.

A presidente da CIMAC, Hortência Menino, explanou à Rádio Campanário as preocupações, neste momento, dos autarcas do distrito, bem como os trabalhos que a CIMAC está a desenvolver, salientando que “os autarcas sabem que há dificuldades nas negociações com Bruxelas no apoio em estradas, escolas e outros equipamentos, na requalificação e regeneração urbana” o que deixa os autarcas “apreensivos porque são áreas prioritárias em muitos concelhos”.

Hortência Menino explica ainda que todo o quadro comunitário está a ser construído numa perspetiva de desenvolvimento económico e numa tentativa de “colocar os municípios a atenuar aquilo que tem vindo a ser o desmantelamento das funções sociais do Estado”, que os autarcas “encaram com preocupação”.

A responsável salienta que “espera que a relação de proximidade das Comunidades Intermunicipais no Portugal 2020 seja um papel interventivo e decisório na aplicação dos fundos e não apenas remetidas para as funções administrativas”.

{play}http://radiocampanario.com/sons/hortencia%20menino_7marco14.MP3{/play}

ACIMAC está a produzir uma estratégia de desenvolvimento comum aos municípios, elaborando a Estratégia de Intervenção para o Alentejo Central para a qual será criado o Conselho Estratégico para o Desenvolvimento Intermunicipal. Posteriormente será feita a apresentação publicamente para que possa ser colocada para discussão pública.

Populares