13.2 C
Vila Viçosa
Terça-feira, Maio 28, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Autarcas querem garantias do inicio da obra do Bloco de Rega Cuba e Vidigueira com investimento de 8,5M

Os Presidentes dos Municípios de Cuba e Vidigueira, na sequência de contactos anteriores com a EDIA, deputados na Assembleia da República, agricultores e entidades representativas dos mesmos participaram ontem (dia 10 de agosto), a seu pedido, num encontro com a Sra. Ministra da Agricultura, no qual manifestaram preocupações sobre o atraso no lançamento das obras do Bloco de Rega de Cuba e Vidigueira, integrado no Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva, investimento cuja conclusão chegou a estar prevista para 2020 mas cujas obras têm vindo a ser adiadas, conforme divulgado pelo município.

A construção deste Bloco de Rega, incluído na segunda parte do Plano Nacional de Regadio, prevê um investimento da ordem dos 8,5 milhões de euros e vai beneficiar 1190 hectares.

A Ministra da Agricultura informou estar concluído o Estudo de Impacto Ambiental elaborado pela EDIA e deu garantias que durante o último trimestre deste ano, fazendo mesmo referência ao mês de outubro, haverá condições de o apresentar publicamente bem como o cronograma financeiro para arranque e concretização da obra.

A responsável no Governo pela agricultura deu ainda garantias que existe vontade política por parte do Governo na concretização do projecto sendo o mesmo, segundo as suas palavras, prioritário no que diz respeito às obras consideradas no Plano Nacional de Regadio.

Os Presidentes dos dois Municípios manifestaram agrado pela informação que lhes foi transmitida, mantendo a expectativa que se venham desta vez a concretizar as metas transmitidas neste encontro, dada a importância que a construção do Bloco de Rega constitui não apenas para dar sustentabilidade a um número significativo de investimentos já feitos e outros em curso por parte dos agricultores, mas também para potenciar outros investimentos agrícolas nos seus concelhos, manifestando a maior disponibilidade para continuar a acompanhar o assunto.

Populares