24.8 C
Vila Viçosa
Terça-feira, Junho 18, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Autarquia elvense aprovou o programa de comemorações da Batalha das Linhas de Elvas

O programa de comemoração do 361º aniversário da Batalha das Linhas de Elvas foi aprovado esta quarta-feira, dia 18, em reunião da Câmara Municipal de Elvas, que se realizou no salão nobre dos Paços do Concelho. O programa de comemorações estende-se de 14 de janeiro a 25 de janeiro, sendo o ponto alto as cerimónias militares e militarizadas que decorrem no feriado municipal, 14 de janeiro.

Nesta sessão, o executivo aprovou o programa de atividades dos serviços educativos, que incluem a representação de uma peça de teatro nas escolas do 1º Ciclo do concelho, para comemoração desta data histórica.

Aprovado também dar apoio técnico à Cruz Vermelha Portuguesa para a implementação em Elvas de uma Unidade de Cuidados Aligeirados de Hemodiálise, da Fundação Renal Portuguesa, em Elvas, nas instalações do Centro Humanitário da Cruz Vermelha Portuguesa. Aprovado o projeto de requalificação da Biblioteca da escola Básica de Vila Boim.

Os eleitos aprovaram também as cedências seguintes:

– do Forte de Santa Luzia ao “O ELVAS” Clube Alentejano de Desportos, no dia 15 de dezembro;

– da sala polivalente da Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo, para apresentação do Livro “Invocações e Exortações dos Anjos da Guarda” de Filomena Villas Raposo, no dia 18 de janeiro, pelas 15 horas;

– do Auditório do Centro de Negócios Transfronteiriço à Associação Pedagógica Aqueduto para festa de Natal, no dia 23 de dezembro;

– de espaços desportivos para a realização do Torneio Mega Sprinter CLDE Alto Alentejo, nos dia 20 de fevereiro.

Deliberado dar apoio à atividade que vai decorrer na Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo; a conferência «A Loja Liberalidade (1821-1823), e a implantação do Liberalismo em Elvas», seguida da apresentação do livro «A Maçonaria no Alto Alentejo 1821-1935», 2ª edição, aumentada, da autoria do professor doutor António Ventura, no dia 17 de janeiro.

Nesta sessão foi aprovada uma alteração ao trânsito, na Avenida D. Sancho Manuel, nas proximidades da rotunda da Escola Básica 1 de Santa Luzia, com a implementação de passadeiras;

Aprovados ainda apoios à Associação Humanitária de Santa Eulália, Centro de Recreio Popular do Bairro da Boa-Fé, Associação Gota d’Arte, Associação Equestre Amigos do Cavalo de Elvas, Movimento Teresiano do Apostolado, Associação Apoio à Infância e Terceira Idade – São Vicente e Ventosa, Cruz Vermelha Portuguesa – Elvas, Associação Aboim Jovem.

Populares