17 C
Vila Viçosa
Quarta-feira, Maio 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Azeite perigoso para a Saúde Pública, apreendido junto à fronteira, pode ter entrado em Portugal!

@JornaldeNotícias

Autoridades da Extremadura espanhola apreenderam azeite adulterado, perigoso para a saúde pública,  à venda em mercados, postos de combustível e pequenas lojas e este tipo de azeite, adulterado,  pode mesmo ter entrado em Portugal.

Foram mais de 20.000 litros de azeite lampante, produto embalado à margem da lei e que causa sérios riscos à saúde humana, a quantidade que foi retirada do mercado nos últimos dias pela Direção Geral de Saúde Pública (DGSP) da região da Extremadura de Espanha.

Segundo a mesma, e de cordo com a informação avançada pelo Lidador Notícias,  o azeite era comercializado em diversas localidades da província de Badajoz.

O produto confiscado é muito mais barato do que o Azeite Virgem, mas também é de uma qualidade muito inferior. O azeite lampante é utilizado como combustível de candeeiros e lamparinas e é nocivo à saúde humana.

Considerando a  deslocação de muitos portugueses das localidades fronteiriças para abastecer as suas viaturas de combustível, tudo aponta que aquele produto já tenha entrado em Portugal.

A Saúde Pública da Extremadura lançou entretanto  um alerta a toda a população da região, em particular da província de Badajoz e limítrofes para que “quem tenham adquirido azeite daquelas marcas, se abstenha de o consumir” e que entre em contato com aos serviços farmacêuticos e/ou veterinários dos Centros de Saúde da área de residência “para que sejam informados da evolução do alerta e atuações a levar a cabo em defesa da saúde pública”.´

Fonte: Lidador Notícias

Populares