10.5 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Abril 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Balanço positivo na presença do Alentejo e Ribatejo na Bolsa de Turismo de Lisboa (c/som e fotos)

A Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) que decorreu entre 25 de Fevereiro a 1 de Março, em Lisboa, teve como principal destino o Alentejo. A região do Turismo do Alentejo e Ribatejo apresentou mais de 50 ações promocionais que incluíram degustação, provas de vinhos e desfile de Cante Alentejano (considerado pela Unesco património imaterial da humanidade).

Várias formam as entidades que durante os cinco dias passaram pelo maior certame de turismo em Portugal. Entre os quais o presidente da Entidade Regional do Turismo (ERT) do Alentejo/Ribatejo, António Ceia da Silva, que à Rádio Campanário afirma “que a intenção era ter uma maior e melhor representação possível e isso foi conseguido com um stand muito funcional, muito técnico que acaba por ser o maior [em relação ao do Algarve, Madeira e Açores que estão ao lado] ”, diz ainda que envolveram “cerca de 50 municípios e 30 empresas”.

António Ceia da Silva realça o facto de nesta Bolsa de Turismo terem criado “uma equipa. Uma equipa que todos fazem parte, que todos integram e que todos participam. Isto é muito importante”.

“O balanço é extremamente positivo. Esta feira tem um alcance de milhares de pessoas de Lisboa e Lisboa representa 30% dos turistas que visitam o Alentejo. Também é importante a mediatização do evento, em termos de marketing para se falar de qualidade é importante a presença do Alentejo e Ribatejo neste certame”, refere.

Dos 50 municípios presentes na Bolsa de Turismo de Lisboa, esteve presente Reguengos de Monsaraz intitulada como Cidade Europeia do Vinho. A Rádio Campanário falou com o presidente José Calixto que se mostrou satisfeito fazendo um balanço positivo da presença da autarquia na BTL. José Calixto afirma que “temos à aspiração de tornar aquilo que consideramos um dos melhores lugares para viver num destino turístico por excelência. Este é um stand que pretende valorizar a cidade Europeia do Vinho (que produz cerca 30 milhões de litros de vinho por ano) que é a maior riqueza económica do nosso concelho e quer o turismo, o enoturismo e a vitivinícola são sectores que temos promovido de modo a valorizar tudo aquilo que é o nosso território e as suas gentes”.

O presidente da Câmara Municipal de Sousel Armando Varela considera “notável o entendimento e a sensibilidade que os municípios têm para esta realidade do turismo. Sousel volta a estar presente e o turismo é cada vez mais uma peça importante enquanto instrumento de criação de emprego e de sustentabilidade do território”. Armando Varela diz ainda que “o balanço é positivo”.

Número de visitantes profissionais cresceu 8% e atingiu as três mil reuniões. Em 2016 a aposta nos compradores internacionais é para reforçar entre 2 e 6 de Março do próximo ano. 

Populares