22.6 C
Vila Viçosa
Domingo, Junho 23, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Balcão Nascer Cidadão da Obstetrícia do Hospital de Évora já retomou atividade!

Foi reaberto o balcão Nascer Cidadão no Serviço de Obstetrícia, que suspendeu atividade devido à pandemia. O balcão Nascer Cidadão permite registar uma criança e pedir o seu primeiro cartão de cidadão.

O Serviço de Obstetrícia do Hospital de Évora disponibiliza este serviço, desde 2017, às crianças nascidas no Hospital do Espírito Santo de Évora, EPE. O serviço  “Nascer Utente” permite a inscrição do recém-nascido no Serviço Nacional de Saúde (SNS), ainda durante o internamento (antes da alta hospitalar), atribuindo,  de imediato, o número de utente ao bebé. É um processo que permite de forma automática, a inscrição do recém-nascido no centro de saúde, associado ao médico de família da mãe. O serviço “Nascer Cidadão” permite aos pais declararem o nascimento do filho recém-nascido em balcão do registo civil, na Maternidade, evitando a deslocação à Conservatória. Os pais passam a ter a possibilidade de, em ato imediato à elaboração do registo de nascimento, solicitar o cartão de cidadão para o recém-nascido.

Esta é uma medida SIMPLEX+, um projeto conjunto do Ministério da Justiça e da Saúde. O Hospital agradece a colaboração da Conservatória do Registo Civil de Évora, na disponibilização e manutenção deste projeto.

Populares