15.9 C
Vila Viçosa
Domingo, Abril 28, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Banco Farmacêutico “na rua”, este sábado, para ajudar as IPSS (c/som)

O Banco Farmacêutico vai realizar no sábado, 8 de Fevereiro, entre as 09h e as 19h, a VI Jornada de Recolha de Medicamentos. Esta edição contará com a adesão de 122 farmácias distribuídas pelas zonas centro e sul do país. Os medicamentos recolhidos beneficiarão os utentes de 72 instituições particulares de solidariedade social (IPSS) da região das farmácias aderentes.

À Rádio Campanário a responsável do Banco Farmacêutico, Patrícia Germano, explicou a sua dinâmica, salientando que “tem como objetivo dar acesso a medicamentos e produtos de saúde que as pessoas têm mais necessidade desses produtos”, acrescendo que “este é um trabalho de campo que direciona os produtos recolhidos aos utentes das IPSS que deles necessitam”

Patrícia Germano frisa que o Banco tem uma dinâmica semelhante à do Banco Alimentar, sensibilizando os portugueses para a doação de medicamentos e produtos de saúde não sujeitos a receita médica, recolhidos nas farmácias por 450 voluntários e depois distribuídos pelas IPSS abrangidas pelo projeto”.

{play}http://radiocampanario.com/sons/banco_farmaceutico_7fev14.MP3{/play}

No Alentejo as farmácias onde estará presente o Banco Farmacêutico, Vila Viçosa, farmácia Monte; Borba, farmácia Carvalho e Cortes; Évora, farmácia Passos; Arraiolos, farmácia Vieira; Elvas, farmácia Rosado e Silva; Moura, farmácia Faria; Beja farmácia Central.

Em cinco anos de Jornadas de Recolha de Medicamentos, o Banco Farmacêutico registou um crescimento contínuo de número de farmácias, voluntários, instituições apoiadas e também em número de medicamentos recolhidos. Ao longo destes cinco anos foram angariados cerca de 38000 medicamentos. Em 2013 foram recolhidos mais de 9 mil fármacos, um número que a organização espera superar em 2014.

Populares