23.2 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Outubro 3, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Banda Filarmónica Redondense celebrou 90 anos, presidente do município destaca o papel “fundamental” na “formação de jovens” (c/som e fotos)

A Banda da Sociedade Filarmónica Municipal Redondense realizou no passado sábado, dia 23 de Setembro, um concerto de grande dimensão no Auditório do Centro Cultural de Redondo, em comemoração dos 90 anos da banda.

Em palco mais de 70 músicos, da Banda redondense e até integrantes de outros conjuntos filarmónicos, apresentaram um espetáculo com variação musical que deliciou quem esteve, e encheu a sala.

António Recto, presidente do Município de Redondo disse à Rádio Campanário que 90 anos “é um número extremamente interessante”, tendo sido constituída a 10 de Setembro de 1927.

Sobre a história da música no concelho de Redondo, o presidente refere que “nos finais da Monarquia chegou a existir duas bandas em Redondo”, cada uma “afeta a uma fração do regime”.

De acordo com as suas palavras, passados 90 anos e “da forma como a esta banda está, é motivo mais que suficiente para que a população de Redondo se sinta orgulhosa”.

O aniversário foi comemorado com diversas atividades e o lançamento de um livro “alusivo aos 90 anos da Banda”, onde está documentada a história do conjunto filarmónico, desde “os altos e baixos ao longo destes anos todos”.

Com uma média de idades de 17 anos e “um número significativo de músicos, que ultrapassa os 80”, números que considera não ser muito comum numa banda, referindo que “está assegurado, não diria em 90 anos, mas em 89 estão certamente”.

O autarca sublinha ainda que a Banda Filarmónica “é fundamental” para o concelho de Redondo, especialmente para “a formação dos jovens” e “a função social”.

{gallery}redondo_90anos_banda_filarmonica{/gallery}

Populares