A Força Aérea Portuguesa receberá em 2023 o primeiro de cinco KC-390 adquiridos à Embraer e, neste momento, de acordo com a informação avançada peo site cavok, a Base Aérea 11 (Base Aérea de Beja), que será a sede dos novos aviões de transporte, já está a ser preparada.
O hangar que hospedará os cinco novos KC-390 irá acolher novos prédios que conterão vários escritórios, salas de briefing e preparação, bem como outras instalações de esquadrão.
Segundo a mesma fonte, a escolha da base em Beja também tem relação com o fato da Embraer possuir duas fábricas no Alentejo, em Évora, a cerca de 45 minutos de distância, onde são produzidas algumas das peças dos KC-390. A OGMA, em Alverca, também produz componentes para estes aviões, que vão chegar a Portugal já completos, depois de montados no Brasil.
Recorde-se que Portugal acordou em 2019 pela compra de cinco KC-390 Millenium da Embraer que irão substituir os C-130 Hercules.
A Base Aérea de Beja também abrigará a Esquadra 101 “Roncos” com os aviões TBM-30 Épsilon, usados para instrução elementar e básica de pilotagem.
Fonte/Foto: Cavok