27.6 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Julho 12, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Beja e Portalegre entre os distritos onde nasceram menos bebés

O número de nascimento de bebés em Portugal baixou no primeiro semestre de 2024 comparativamente ao mesmo período de 2023.

De acordo com o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge , segundo dados relativos ao “teste do pezinho”, registaram-se menos cerca de 500 nascimentos no primeiro semestre de 2024 tendo-se registado 41.284 recém-nascidos nos primeiros seis meses do ano.

Face a igual período do ano passado registaram-se menos 518 nascimentos. Janeiro, abril e maio foram os meses em que se registaram mais rastreios realizados.

Lisboa, Porto, Setúbal e Braga são os distritos com maior número de recém-nascidos testados. Em sentido contrário, Bragança, Portalegre, Guarda, Beja e Vila Real foram os distritos com menor número de bebés rastreados.

Recorde-se que o “teste do pezinho” é efetuado a partir do terceiro dia de vida do recém-nascido, através da recolha de umas gotículas de sangue no pé da criança.

O Programa Nacional de Rastreio Neonatal (PNRN) realiza, desde 1979, testes de rastreio em todos os recém-nascidos de algumas doenças graves, o chamado “teste do pezinho”. Estes testes permitem identificar as crianças que sofrem de doenças, quase sempre genéticas, como a fenilcetonúria ou o hipotiroidismo congénito, que podem beneficiar de tratamento precoce.

Populares