6.5 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Fevereiro 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“Beja poderá ser uma plataforma muito importante de apoio de passageiros” diz Presidente da CM de Beja

Tal como a Rádio Campanário noticiou, Beja e Alverca entraram na lista de possíveis localizações para o novo aeroporto de Lisboa, depois de propostas à Comissão Técnica Independente (CTI) responsável pela avaliação ambiental estratégica, que as vai analisar.

O presidente da câmara de Beja, Paulo Arsénio, em entrevista à TSF manifestou a sua satisfação com esta  inclusão na lista de possíveis localizações para o aeroporto de Lisboa, por parte da Comissão Técnica Independente (CTI). Ainda assim, o Autarca lembra que o presente aeroporto de Beja precisaria de algumas obras para aumentar a capacidade de resposta.

O EDIL sublinhou “agrada-nos muito que Beja seja considerada, temos uma pequena estrutura civil numa base militar, é sempre bom termos essa noção e essa consciência. Se tivermos as nossas condições revistas e melhoradas, Beja poderá ser uma plataforma muito importante de apoio de passageiros, quer em Lisboa, quer em Faro”, desracando ainda a necessidade de avançar com uma ligação de comboio, que fique próxima do aeroporto, possibilidade que, como refere “está a ser estudada pela Infraestruturas de Portugal.”

No âmbito da modernização da linha ferroviária entre Beja e Casa Branca, adianta ainda “está a ser equacionada a possibilidade de haver um ramal de ligação ao aeroporto. Parece-nos importante. Em termos de mercadorias, Beja pode e deve ter um papel muito importante, a ferrovia passar junto ao aeroporto é uma necessidade e estudar as possibilidades é benéfico para toda esta zona do sudoeste peninsular”, tal como noticia o Lidador Notícias.

Recorde-se que a  CTI tem como coordenadora-geral a professora Rosário Partidário e conta com uma equipa de seis coordenadores técnicos, entre os quais se encontra a professora universitária Rosário Macário, especialista em Planeamento e Operação de Sistemas de Transportes, que ficou responsável pela coordenação da área de planificação aeroportuária.

Os relatórios com as conclusões da CTI têm de estar fechados até novembro, passando-se depois para a fase de discussões públicas.

Fonte: Lidador Notícias

Populares