27 C
Vila Viçosa
Terça-feira, Maio 28, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Beja quer dinamizar o aeroporto!

    Realizou-se esta semana em Lisboa uma reunião entre a Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL), o secretário de estado das Infraestruturas, Hugo Santos Mendes e o ministro das Infrastruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos. 
    

    A CIMBAL, integrada em 13 dos 14 municípios de Beja pretende fazer-se ouvir em relação à necessidade de uma dinamização do aeroporto do distrito. ““Fomos transmitir ao Governo a vontade que a ANA – Aeroportos de Portugal e a Vinci têm de investir no Aeroporto [de Beja] e perceber se o Governo está alinhado com esse tipo de desenvolvimento” António Bota, presidente da CIMBAL, refere à agência Lusa. 
    Este defende ainda que o aeroporto deve conseguir negociar e persuadir as companhias aéreas a fazer uso do mesmo, apelando à sua deslocação à capital de distrito. “Temos de conseguir que as companhias aéreas, a ANA, a Vinci e a Força Aérea se entendam, para termos ‘slots’ para certas horas do dia, que têm de estar sempre disponíveis para a aviação civil. É um trabalho que temos de estimular”, acrescenta. 
    

    A reunião desta semana sucedeu uma realizada em Setembro, tendo como intuito a avaliação da situação a atual do aeroporto bem como das perspetivas para o futuro, pretendendo-se uma cooperação com o objetivo de promover e dinamizar esta infraestrutura.
    O presidente da CIMBAL pretende uma negociação através do Turismo de Portugal para atribuição de “um fundo de apoio para estas companhias aéreas” como já acontece nos Açores e Madeira. António Bota defende ainda a necessidade da criação de ligações entre todas as capitais de distrito, dizendo “Será fundamental para os nossos filhos e netos terem ligações rápidas, para que possam trabalhar nas capitais de distrito ou viver numa zona e trabalhar noutra. A ligação por ferrovia entre as capitais de distrito é uma realidade que tem de acontecer”.

    Referiu também a ligação férrea entre Casa Branca e Beja, mencionando o estudo que está a decorrer com o objetivo de se apurar custos e perceber o que será possível fazer. 
    Em reunião com o governo, o presidente recebeu informação acerca do lançamento de concurso público em 2023 para “alargamento e melhoria” do IP8, “que vai permitir uma acessibilidade maior ao Aeroporto de Beja”.

Populares