10.9 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Junho 13, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“Bencatel tinha a necessidade de uma feira deste tipo, para que as pessoas vejam o que a nossa freguesia tem de bom”, diz Pres. da Junta de Freguesia de Bencatel (c/som)

Este sábado ficou marcado pela diferença na freguesia de Bencatel, no concelho de Vila Viçosa.

Hoje, dia 6 de maio, realiza-se a I Feira de Santa Ana em Bencatel, na Praceta José Augusto Rosado.

A Rádio Campanário foi até à freguesia do concelho de Vila Viçosa e falou com José Cardoso, presidente da Junta de Freguesia de Bencatel sobre esta primeira edição da feira dedicada à santa padroeira de Bencatel, Santa Ana.

Em declarações à nossa redação, José Cardoso começou por referir que “hoje é um dia muito especial. Nós tínhamo-nos comprometido, no nosso programa eleitoral, a fazer mais atividades e o mais diversas possível e, esta foi, uma ação que nós entendemos que era necessária, havia uma lacuna em Bencatel, quase todas as grandes localidades têm uma feira, vamos considerar Bencatel como uma grande freguesia, como é evidente e, decidimos desafiar tanto os artistas locais como aqueles que se avizinham nos concelho limítrofes, a exporem os seus trabalhos. Tentámos fazer um evento o mais diversificado possível, temos vários tipos de artesanato, comidas e bebidas, carrosseis e, quando nos propusemos a fazer o evento, decidimos fazer só um dia porque não sabíamos qual seria a adesão por parte dos expositores, no entanto, felizmente, superou as nossas expectativas, e posso dizer que houve pessoas que não tiveram a oportunidade de vir expor os seus trabalhos e participar nesta feira porque já não tínhamos stands para eles.”

“Quero aqui realçar que isto só foi possível graças a um grande trabalho e empenho por parte do executivo e dos seus funcionários, houve funcionários que ontem trabalharam mais de 12 horas, sem receber mais que o seu vencimento normal e, sem eles, seriam impossível realizar um evento destes em Bencatel”, acrescentou.

Quanto aos expositores presentes na feira, o presidente da junta de freguesia de Bencatel referiu que estão presentes vários tipos de expositores, desde o artesanato, vendas de roupa, vendas de comida, e referiu ainda a existência de várias atividades para os mais novos, como trampolins, carrosseis e, ao longo dia, existem atividades de âmbito desportivo e concertos musicais destinados à população. José Cardoso, deixou o repto para quem queira visitar esta Feira de Santa Ana que “venha cá, venha ver, venha visitar, o espaço está magnífico e, penso que, superou as nossas expectativas em termos de adesão, porque a grande maioria dos expositores que nós temos aqui são de fora do nosso concelho. Atualmente temos aqui 32 expositores na Feira de Santa Ana e ficaram ainda mais 10 pessoas em lista de espera porque não tínhamos capacidade para os colocar na festa.”

A Junta Freguesia de Bencatel contou com os apoios da Câmara Municipal de Vila Viçosa para a realização desta feira, pois quando a mesma foi apresentada ao executivo da Câmara Municipal, segundo José Cardoso, “o próprio presidente do município aceitou a ideia, pois considerou também que era uma lacuna existente na nossa freguesia”.

Ao longo dos últimos dias, foram várias atividades que deram dinâmica à freguesia de Bencatel, como foi o caso das comemorações do 25 de abril, a inauguração da Rota do Livro e, agora a I Feira de Santa Ana. Questionado se este conjunto de atividades é importante para dinamizar a freguesia, o autarca referiu que “foi nesse âmbito que eu me candidatei. A perspetiva era, além das associações, que nos promovem um plano muito rico em termos atividades, havia também a necessidade da junta de freguesia se integrar e criar outro tipo de atividades, que não fosse exclusivamente de âmbito financeiro, que dessem lucro, mas também de âmbito cultural e social, para que as pessoas possam visitar a localidade não só no período noturno, que é quando há a maioria das atividades em termos de associativismo, mas também no período diurno, para que possa ver que Bencatel é linda, é um espaço apreciável, verem que nós sabemos receber as pessoas que nos visitam e é com o maior agrado que os recebemos cá hoje para visitarem esta Feira de Santa Ana”.

Populares