15.4 C
Vila Viçosa
Quarta-feira, Fevereiro 21, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Bolsa de criação convida artistas a refletir sobre Bairro Celeiros em Évora

Decorrer até 26 de fevereiro, em Évora, as inscrições para uma bolsa criativa de artistas que podem candidatar as suas novas criações à Bolsa de Residência «Dançar Ocupando o Bairro Celeiros».

Trata-se de uma iniciativa da Associação Pé de Xumbo , criada para desafiar artistas a olhar para o Bairro Celeiros e a criar a partir do lugar”.

Pretende-se que o Bairro Celeiros em Évora esteja no Centro da Criatividade. Os projetos candidatos deverão ser criações ‘site specific’ desenvolvidas numa relação direta com este bairro , através da sua arquitetura, do tecido social, histórico, cultural e humano.

De acordo com a Associação, as candidaturas apresentadas deverão apresentar uma forte componente de integração da comunidade e aproximação com o público. As propostas deverão, ainda, “produzir pensamento e ação na rua, como espaço que volta a ser de encontro e de reflexão”. 

A residência artística terá a duração de 10 dias – 13 a 23 de maio de 2024-, desenvolvida no espaço geográfico habitado pela PédeXumbo ― com sede nos Antigos Celeiros da EPAC de Évora, na Rua do Eborim ― entre a sala estúdio e as ruas do bairro.

Irá ser desenvolvido um trabalho de criação de um espetáculo, baile e/ou performance a partir do universo da dança e música tradicional.

A apresentação pública está marcada para o dia 24 de maio de 2024.

A Bolsa atribui um montante de 2.500 euros.

Foto: Associação Pé de Xumbo

Populares