25.4 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Maio 30, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Bombeiros do Baixo Alentejo recusam participar nas Jornadas Mundiais da Juventude

JN

As 13 corporações de bombeiros do Baixo Alentejo decidiram não integrar o dispositivo da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), devido a baixa remuneração.

A decisão foi tomada esta manhã pelos comandantes das corporações do Baixo Alentejo, com a exceção da corporação de Odemira, que apesar de fazer parte do distrito de Beja pertence ao CSR do Litoral Alentejano.

Em declarações ao Jornal de Notícias, Domingos Fabela, presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Beja (FBDB), explicou que “Como sempre ficámos para o fim. A falta de articulação, comunicação e partilha foi gritante. Só há três dias fomos contactados”, disse, garantindo: “Temos sido outsiders do que está proposto em termos operacionais”.

No documento emitido pela FBDB, os bombeiros e a federação dizem que a ANEPC “elaborou” o Dispositivo Especial de Operações de Socorro (DEOS), em três vertentes, entre eles o Reforço do Sistema Integrado de Emergência Médica (Reforço SIEM), e acusam os responsáveis da Autoridade de “só no passado dia 17 de julho” terem reunido com os Corpos de Bombeiros do Comando Sub-Regional do Baixo Alentejo, “a escassos dias do início do evento”

O presidente da FBDB disse ao JN que não estão em causa aspetos reivindicativos, “mas garantir os meios operacionais para assegurar o socorro na região, face aos fluxos rodoviários esperados nas jornadas, além do empenho no DECIR, no combate aos incêndios rurais”.

 

Leia a notícia completa em: JN

Populares