25.9 C
Vila Viçosa
Quarta-feira, Setembro 18, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Bombeiros do distrito de Évora com apenas 2 candidaturas aos 116 veículos de combate a incêndio para a Proteção Civil (c/som)

O Governo Português vai proceder à aquisição de 116 veículos de combate a incêndios, destinados às várias forças da Proteção Civil intervenientes em situação de combate a incêndios florestais.

Inácio Esperança, presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Évora, avança à RC que poderá vir alguma viatura para o Alentejo Central, onde “há duas associações (de bombeiros) que têm viaturas candidatadas”.

Este procedimento surge no seguimento de “reposição daquelas (viaturas) que foram danificadas nos incêndios e algumas que foram candidatadas pelas associações”.

Arraiolos e Montemor-o-Novo surgem com candidaturas para veículos, contudo, aponta, há que considerar “se as associações têm condições para suportar a contrapartida nacional” uma vez que esses moldes são ainda desconhecidos.

Por enquanto, afirma, “aguardamos o rateio das viaturas”, uma vez que serão também direcionadas a outras forças como a GNR. Desta forma, aponta desconhecer o número de veículos que serão atribuídos aos Bombeiros – “não sabemos quantas vão ser, nem como vai ser, não temos essa indicação por parte da ANPC (Autoridade Nacional da Proteção Civil)”.

Questionado sobre os veículos que poderão ser adquiridos, afirma desconhecer “a tipologia das viaturas”, contudo, “o quadro comunitário só apoia veículos de combate a incêndios florestais, exclusivamente”.

 

Populares