14.8 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Abril 18, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Borba: 120 jovens e 6 maestros unidos pela música no concerto da Orquestra Juvenil do Alto Alentejo (c/ som e fotos)

O Auditório ao Ar Livre do Jardim Municipal de Borba recebeu, na noite de ontem, um concerto pela Banda Juvenil do Alto Alentejo. Este concerto foi o culminar de cinco dias de trabalho por ocasião do 5.º Estágio da Banda. A Rádio Campanário esteve presente e falou com os maestros das respetivas bandas que são unanimes ao traçar um balanço positivo deste intercâmbio.

O concerto estava agendado para as 21h30, mas antes disso já a azáfama se fazia sentir com os maestros e músicos a afinarem os instrumentos com que, minutos depois, presenteavam o público presente.

Este estágio é o culminar do estágio da Banda Juvenil do Alto Alentejo que, no total, reúne alunos das bandas filarmónicas do Alandroal, Borba, Montoito, Redondo e Vila Viçosa. 

À Rádio Campanário, João Rocha, que integra a Direção do Centro Cultural do Alandroal faz um balanço positivo da iniciativa e considera que o interregno de dois anos causados pela Pandemia trouxe um novo fôlego aos músicos, considerando a amizade e a união são peças fundamentais nestes intercâmbios.

Já Ana Calhau, Maestrina da Banda Filarmónica do Centro Cultural de Borba, revelou que neste estágio “estiveram envolvidos entre 35 a 40 alunos” e considera que este tipo de iniciativas atraem outros jovens para as bandas filarmónicas. Apesar de estarem “destreinados“, como a própria refere, o balanço foi positivo.

Luís Pereira, Maestro da Banda Filarmónica União Montoitense revela que esta foi uma semana de trabalho “dura” e que o principal objetivo destes estágios passa pelo convívio entre pares e adquirem novos conhecimentos musicais.

A Banda Filarmónica do Redondo, sob a batuta do Maestro Damien Nunes, envolveu neste estágio cerca de 50 músicos. À Rádio Campanário, o Maestro afirma que esta iniciativa “está a ser fundamental para todas as bandas” e que foi “dos que deu mais impulso e progressão para todos“.

Já o maestro da Banda Calipolense, José Leitão, exalta que estes estágios permitem aos alunos, por um lado, a criação laços de amizade e, por outro, conhecerem melhor a sua região e destaca também o conhecimento que os próprios maestros adquiriram com o Maestro Francisco Sequeira, referência nacional no mundo da filarmonia.

Este concerto contou com a Direção Artística do maestro Francisco Sequeira, da Banda Sinfónica da GNR, referência no panorama das Bandas Filarmónicas em Portugal, que contou à Rádio Campanário que coordenar diferentes organizações e 120 jovens é um trabalho “extremamente difícil“, no entanto, “é possível quando há empenho“.

{gallery}orquestrajuvenilaltoalentejo{/gallery}

Populares