30.4 C
Vila Viçosa
Terça-feira, Junho 25, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Borba: Dia dos Avós comemorado em encontro de gerações. “O saber dos avós ao longo de muitos anos de vida é algo inestimável” (c/som e fotos)

A Câmara Municipal de Borba em parceria com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Risco (CPCJ) de Borba, assinalaram o Dia dos Avós com um conjunto de atividades e partilhas, na manhã de terça-feira, dia 26 de julho.

O encontro das duas gerações aconteceu no Jardim Municipal da cidade.

A Rádio Campanário esteve presente para registar o momento e falou com a responsável pela Oficina da Criança, Maria João Lameira que referiu que à semelhança do ano transato, foi decidido comemorar o Dia dos Avós, “no ano passado teve muita adesão por parte dos avós e dos netos, este ano iniciamos no dia de ontem as comemorações (…) fizemos três encontros com escritores e tivemos também uma grande adesão dos avós, foi também um momento muito importante porque eles puderam interagir, houve troca de experiencias, de partilha e isso é muito importante nesta fase da vida dos avós e dos netos”.

Maria João Lameira destaca que nesta terça-feira a reunião aconteceu no Jardim Municipal, “os miúdos vão apresentar uma dança para os avós, vieram avós das freguesias que também vêm dançar com os netos e estamos a pensar em fazer uma festa ainda melhor que no ano passado e penso que está a correr bem”.

Instada, a responsável diz que a Oficina da Criança de Borba tem trabalhado em articulação com o Agrupamento de Escolas, “e tivemos apoio do agrupamento a nível do centro de recursos, na utilização de alguns espaços, e bem equipados (…) durante o verão vamos ter mais algumas iniciativas e a nossa festa final de encerramento que há-de ser no final de agosto, principio de setembro”.

À reportagem desta Estação Emissora, a presidente da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Borba, declarou que é muito importante juntar as duas gerações, “eu já ouvi dizer que a melhor instituição que pode acolher os meninos, é a casa dos avós, e nada melhor que juntar num ambiente de festa, de alegria e de convívio, é sempre muito importante que as crianças partilhem do tempo com os avós e que passem muito tempo juntos (…) o saber dos avós ao longo de muitos anos de vida é algo inestimável e muito importante para o crescimentos muito saudável das crianças”.

António Anselmo, presidente do Município de Borba, salientou que o encontro de gerações é muito importante porque “juntando-se as famílias (…) é um convívio muito bonito. Iniciamos ontem com três escritores de Borba que mostraram as obras e foi extremamente bonito e comovente e hoje temos esta festa bonita”.

Questionado sobre a necessidade de se dar atenção aos jovens, que são os homens de amanhã, destaca que “há dois tipos de idades que me preocupam, os velhos e as crianças. Hoje felizmente juntámos os dois e é importante que as crianças tenham todas as possibilidades de formação, educação, e acima de tudo princípios para fazerem deste país, da nossa terra, um país melhor e uma terra melhor, é isso que nos queremos”.

Populares