15.9 C
Vila Viçosa
Terça-feira, Setembro 17, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Borba: Inaugurada a 24ª edição da Festa da Vinha e do Vinho. Veja as primeiras imagens (c/som e fotos)

Decorreu este sábado, pela manhã, a inauguração da 24ª edição da Festa da Vinha e do Vinho que decorre até ao próximo dia 15 de novembro na cidade de Borba, no distrito de Évora.

Um certame que conta com mais de uma dezena de produtores de vinho de vários concelhos, com venda e degustação de inúmeras marcas. Além da promoção do vinho, a Festa da Vinha e do Vinho contribui também para a promoção da gastronomia local e regional, os produtos regionais, como os enchidos, queijos, azeites e a doçaria, além do artesanato, equipamentos e serviços vitivinícolas, mostra empresarial e institucional, com cerca de 80 expositores oriundos de todo o país.

No ato de inauguração marcaram presença os autarcas de Vila Viçosa, Estremoz e Elvas, bem como a Presidente da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana, o representante da Turismo Alentejo e Ribatejo, o Presidente da Associação Técnica dos Viticultores do Alentejo, bem como o Delegado Regional do IEFP e ainda o Deputado António Costa da Silva, para além de outras entidades.

A Rádio Campanário marcou presença e falou com o Presidente da Câmara Municipal de Borba, António Anselmo, que nos fez uma breve antevisão do evento, afirmando que “é mais um grande evento de Borba e do Alentejo e esperemos que as pessoas adiram”.

Por sua vez a Presidente da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana, Dora Simões, que pela sétima vez inaugura este certame e diz que “é uma das grandes feiras de vinho e pelo que já se ouviu dizer o vinho aqui este ano irá ter uma qualidade excecional”.

Já para o representante da Turismo Alentejo e Ribatejo, João Cavaleiro Ferreira, “o vinho tem uma importância fundamental para o turismo”, explicando que “a vinha conseguiu criar uma paisagem que, a par dos olivais e do montado, fazem da região um destino apetecível”.

No ponto de vista do Deputado António Costa da Silva, “temos aqui uma oiportunidade de promove rum produto tão rico do nosso território”, acrescentando que “temos ainda a possibilidade de associar o vinho á paisagem, á gastronomia, á cultura, ás nossas gentes, ao nosso património e isso tudo transforma o Alentejo, numa região mais rica.”

Para o Delegado Regional do IEFP, José Palma Rita, refere que o sector agrícola e em especial o sector vinícola tem tido um papel preponderante para potenciar o emprego na região:

Populares