17 C
Vila Viçosa
Domingo, Abril 28, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Borba: Passos Coelho inaugurou centro para deficientes profundos da União das Misericórdias (c/som e fotos)

Pedro Passos Coelho, Primeiro-Ministro de Portugal e o Ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, Pedro Mota Soares, estiveram esta segunda-feira, 25 de novembro, no concelho de Borba, na cerimónia inaugurar do novo centro para deficientes da União das Misericórdias Portuguesas (UMP).

O Centro adotou o nome do benemérito Luís da Silva, que fez a doação da Herdade da Fuseira e do álamo, para que aí fosse instalado o equipamento social, foi abençoado pelo Arcebispo de Évora, D. José Alves.

A Rádio Campanário, acompanhou a cerimónia, onde o Primeiro-Ministro, Pedro Passos Coelho, se congratulou por esta obra e pela união de todos os intervenientes, frisando que “esta obra é notável e pioneira, que tem uma importância extraordinária porque não há muitas respostas à deficiência profunda em Portugal”, salienta ainda que “a União das Misericórdias vem responder a uma área que se encontra muito vulnerável, a mais desprotegida de todas”.

{play}http://radiocampanario.com/sons/PRIMEIRO%20MINISTRO_25nov(1).mp3{/play}

Manuel Lemos, presidente da União das Misericórdias, disse-nos “ser um dia grande para os utentes, para as famílias, para as pessoas a quem damos emprego, para o concelho de Borba que bem merece e de uma maneira geral para o Portuga inteiro”, o responsável frisa ainda que “nós temos que ajudar, em nome da nossa missão que tem 500 anos”.

{play}http://radiocampanario.com/sons/UNIAO%20MANUEL%20LEMOS_25nov(1).mp3{/play}

Aurelindo Ramalho, Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Vimieiro, recebeu a medalha de benemérito da União das Misericórdias, que disse à Rádio Campanário ter sido nomeado pelo secretário da UMP como “Delegado no terreno” neste Centro, e “que vai cumprir com a maior alegria do mundo, porque estas pessoas são aqueles seres humanos que não têm voz e é por eles que temos que lutar.” O Provedor diz ainda que “estão de parabéns as UMP, porque inaugurou uma obra importante para o concelho, para o distrito mas também para Portugal” asseverando ainda que “as Misericórdias são a almofada social do País”.

{play}http://radiocampanario.com/sons/AURELINDO%20RAMALHO_25nov(1).mp3{/play}

O Presidente da Câmara Municipal de Borba, António Anselmo, disse-nos que “este era um dia grande para Borba, pela criação de postos de trabalho, trabalho que as pessoas tanto precisam”, mostrando toda a disponibilidade para a União das Misericórdias Portuguesas, “o município estará sempre à disposição da Misericórdia para a solução dos problemas menos fáceis, que em parceria sempre terão solução.”

{play}http://radiocampanario.com/sons/PRESIDENTE%20BORBA_25nov(1).mp3{/play}

A UMP, tem vindo a implantar equipamentos dedicados ao apoio de pessoas portadoras de deficiência profunda, Fátima e Viseu, e este é o terceiro centro e vem na linha de seguimento da missão a que se propõem as Misericórdias.

 Este está equipado com salas para atividades ocupacionais, piscina, campo exterior para atividades físicas (como o boccia), ginásio, sala de snozelen, salas de apoio técnico, gabinetes de medicina, fisioterapia e enfermagem, quatros duplos e individuais e refeitório, entre outros, a unidade dispõe ainda de um auditório para eventos variados, com capacidade para 75 utentes. Com a criação de 80 a 100 postos de trabalho diretos.

O Centro Luís da Silva tem um investimento que rondou os quatro milhões, com comparticipação em 90% do Programa Operacional do Potencial Humano (POPH).

Populares