17 C
Vila Viçosa
Domingo, Setembro 15, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Borba: Pavilhão Caetano Gazimba cheio para abertura do Festival de Teatro da Rede de Universidades Seniores (c/som e fotos)

A Rede de Universidades de Terceira Idade (RUTIS) abriu, esta quarta-feira (18 de Abril), a temporada de Festivais de Teatro calendarizados para 2018, que este ano teve início em Borba, no Pavilhão Multiusos Caetano Gazimba da Aldeia Social da Santa Casa da Misericórdia daquela localidade.

À RC, o presidente da RUTIS, Luís Jacob, salienta que esta iniciativa se insere na calendarização “de cerca de 20 atividades por ano”, que vão desde o teatro à “música, desporto ou dança”.

“Em Borba começamos a época do teatro”, sublinhou o responsável, destacando a “presença de 5 Universidades, todas elas a tentar fazer-nos rir, chorar e, no fundo, fazer o que o teatro pretende”, num espetáculo que juntou “cerca de 200 pessoas e 5 Universidades”.

Sobre o processo de escolha das atividades, Luís Jacob refere que, como habitual, as Universidades Seniores “candidatam-se em Setembro para onde querem ir”, restando à instituição “selecionar e tentar fazer uma mistura Universidades do Litoral, Interior, de Norte a Sul para dar ás pessoas oportunidade de poderem conhecer, neste caso, Borba”.

Também a esta estação emissora, Manuela Lagoa, coordenadora da Misericórdia de Borba, relembra que “há uns anos foi realizado um encontro de Tunas (através da mesma entidade), e desta vez como temos o grupo de Teatro ficou de organizarmos um festival”.

Questionada sobre as Universidades presentes, a coordenadora da área da família na comunidade da instituição borbense, indica que para além do grupo ‘Gerações’, que faz parte da Universidade Sénior integrado numa aula de Expressão Dramática da Misericórdia de Borba, estiveram presentes grupos de teatro vindos de “Ferreira do Zêzere, Pombal, Sines e Vendas Novas”, preenchendo por completo o pavilhão.

Carlos Lameira, da mesa administrativa da Misericórdia borbense, refere que “tudo o que seja dar vida aos nossos idosos, em complemento com a área da infância e juventude, é sempre bem-vinda na Misericórdia de Borba.

O responsável afirma que a mesa administrativa “está sempre pronta para receber este tipo de iniciativas e de outros géneros”, pois tem na sua dependência “várias valências”, cada uma com o seu “género de atividade”.

Quanto á variedade de atividades, Carlos Lameira reforça que “complementa toda a atividade dos idosos e das crianças”, onde a “intergeracionalidade é um alvo desta Misericórdia que e tentamos complementar entre idosos e crianças”.

{gallery}borba_aldeisocial_festival_teatro{/gallery}

Populares