18.2 C
Vila Viçosa
Domingo, Abril 28, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Borba: Rede Social promoveu caminhada para assinalar “Dia da Mãe”. “Existem casos não tão alegres como esta caminhada”, diz Sofia Dias (c/som e fotos)

A Rede Social de Borba promoveu uma caminhada para assinalar o Dia da Mãe. No entanto, houve diversas surpresas ao longo de toda a manhã, como uma aula de zumba, e um piquenique, entre todos os participantes.

Recorde-se que os principais objetivos da Rede Social de Borba é desenvolver uma parceria efetiva e dinâmica entre entidades públicas e privadas que articule a intervenção social dos diferentes agentes locai, promover um planeamento integrado e sistemático, potenciando sinergias, competências e recursos a nível local e garantir uma maior eficácia do conjunto de respostas sociais nos concelhos e nas freguesias.

À reportagem da Rádio Campanário, Sofia Dias do Serviço de Ação Social da Câmara Municipal de Borba, referiu que este “é um dia muito especial em que a Rede Social não queria deixar passar em claro, muitas pessoas me perguntaram se iria haver alguma iniciativa e percebi que seria uma iniciativa com muita adesão e então proporcionei isto às mães, aos pequeninos, aos avós e está a ser um sucesso”.

Destaca que “o Dia da Mãe, por si só, é um dia muito especial, é um dia de amor, carinho, afeto e esta caminhada o espelha, basta olharmos”.

Questionada, Sofia Dias declara que o trabalho da Rede Social do Serviço de Ação Social, “tem estado a correr muito bem, era um serviço que estava parado há sensivelmente três anos, foi retomado no ano passado, a Rede Social também foi reativada com inúmeras atividades e inúmeros projetos. Acho que está a correr bem”.

Instada sobre a resposta da Rede Social, assegura, “quer ao nível dos cartões sociais, acompanhamento de famílias, situações problemáticas, etnia cigana, que é uma situação que temos com muita fragilidade, existem casos não tão alegres como esta caminhada e esta iniciativa”.

Avança que neste momento está a decorrer um projeto “de acompanhamento de famílias com deficiência e algumas patologias na ordem psíquica que também não é fácil trabalhar”, acrescentando que é um projeto que tem “sensivelmente um mês e temos cerca de sete famílias em acompanhamento”.

De salientar que o Programa Rede Social emerge das políticas europeias da subsidiariedade, numa tentativa de deslocalização para os recursos locais o combate aos fenómenos sociais de pobreza, exclusão social, desemprego, entre outros.

O coletivo dos diferentes constituintes da sociedade – instituições públicas e instituições privadas, autarquias – são convidadas para a mobilização e reabilitação do desenvolvimento do tecido social do território onde se encontram inseridas, através de implementação de ações concretas e coerentes de trabalho com parceria de conhecimento, experiências, recursos e meios.

Populares