11.5 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Maio 6, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“Cada minuto conta”: Proteção Civil de Évora “ensina” Suporte Básico de Vida a funcionários das escolas

Quando se fala de salvar vidas todos os minutos contam e por isso mesmo ter a formação adequada que lhe permita prestar os primeiros socorros em caso de emergência, é fundamental.

Esta tarefa revela-se ainda mais importante quando se fala de crianças. Com o objetivo de dotar os funcionários dos estabelecimentos escolares de conhecimentos que lhe permitam agir da melhor forma nestas situações, o Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) de Évora tem vindo a promover uma série de ações de Suporte Básico de Vida junto destes funcionários capacitando-os para uma resposta adequada , essencialmente, até à chegada de apoio médico especializado.

Sempre com o apoio imprescindível dos Bombeiro Voluntários de Évora, estas ações procuram “ensinar” um conjunto de procedimentos que têm como objetivo a recuperação da vida de uma vítima de paragem cardiorrespiratória (PCR), até à chegada de ajuda especializada.

O Suporte Básico de Vida faz parte da cadeia de sobrevivência e consiste em duas ações: – compressões torácicas (para fazer o sangue circular) e ventilações (para dar oxigénio aos pulmões).

A última ação decorreu na scola Secundária André de Gouveia e contou com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal de Évora, Alexandre Varela e da diretora do Agrupamento de Escolas André de Gouveia, Maria João Peres.

Ao todo, o Serviço Municipal de Proteção Civil de Évora conta desenvolver sete ações de Suporte Básico de Vida junto destes funcionários municipais.

Foto: Município de Évora

Populares