17 C
Vila Viçosa
Domingo, Setembro 15, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Cadeia de Évora passa a receber reclusos do distrito com reforma prisional do Governo

Recentemente divulgado o relatório do grupo de trabalho que concebeu a estratégia de modernização das cadeias e dos centros educativos para menores, é intenção do Governo, através da Ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, acabar com a sobrelotação e diminuir o número dos atuais 13 749 reclusos para um máximo de 12 mil.

Para isso, já foi assumido pela Ministra da Justiça, a intenção de libertar das cadeias cerca de 11% dos reclusos, num plano que prevê a reforma prisional para os próximos 10 anos, incluindo o Estabelecimento Prisional de Évora, destinado a alojar membros das forças de segurança e militares, será reafecta aos presos do distrito.

De acordo com o documento, o alojamento de reclusos específicos, em que alberga 35 atualmente, faz com que os 220 condenados com residência no distrito de Évora estivessem a cumprir pena noutros distritos.

Os reclusos atualmente na cadeia de Évora irão ser realocados, por motivos de centralidade geográfica, para um novo edifício a construir no Estabelecimento Prisional de Leiria para jovens.

A reforma prisional terá um custo estimado de 400 milhões de euros, 252,9 milhões de euros destinados á construção de cinco novas prisões, prevê ainda manutenção de muitas das pequenas cadeias do interior do país e a extinção da cadeia feminina de Odemira, no distrito de Beja, por ter apenas 7 reclusas do distrito das 52 que alberga.

De acordo com o relatório, para esta situação, onde 30 das 52 reclusas são do distrito de Faro, será encontrado no Algarve um novo espaço.

Populares