17 C
Vila Viçosa
Domingo, Abril 28, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Câmara de Borba com orçamento de 10,7ME para 2022!

 A Câmara de Borba, no distrito de Évora, vai ter um orçamento de 10,7 milhões de euros para 2022, menos 220 mil euros do que o deste ano, revelou hoje o presidente do município, António Anselmo.

O autarca, que está a cumprir o terceiro mandato, eleito por um movimento independente, indicou à agência Lusa que as Grandes Opções do Plano e orçamento para o próximo ano já foram aprovados pela câmara e assembleia municipal.

Na reunião camarária, os documentos foram aprovados por maioria, com votos a favor dos três eleitos do Movimento Unidos por Borba (MuB), que lidera o município, e a abstenção dos dois vereadores do PS.

Na Assembleia Municipal, também foi conseguida a aprovação por maioria, com votos a favor do MuB, a abstenção do PS e PSD e um voto contra da CDU.

Segundo o presidente do município, em termos de obras para 2022, prevê-se o início da construção do novo posto da GNR de Borba, através da adaptação para o efeito do edifício da antiga escola primária local, cedido pelo município, numa cooperação entre a câmara municipal, a Guarda e o Governo.

“Esta obra visa dotar aquela força de segurança de condições adequadas à realização da sua missão”, realçou António Anselmo.

O município pretende também reabilitar as habitações sociais do Bairro do Chalé, que são propriedade camarária, e iniciar as obras dos centros de dia nas povoações de Orada e de Nora, reabilitando as antigas escolas primárias das localidades.

António Anselmo referiu que a autarquia pretende também criar, em 2022, dois museus, o Museu do Brinquedo, no Palacete Alvarez, e o Museu de Borba e Enoteca, no edifício onde funcionava o Centro Cultural de Borba.

O avanço do Centro Interpretativo da Guerra da Restauração é outro dos projetos ‘em carteira’ para o próximo ano, de acordo com o autarca.

A criação de um viveiro de empresas, no mercado municipal de Borba, é outro dos investimentos previstos, para “incentivar e apoiar” a criação de empresas no concelho, adiantou.

A construção de um Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia e de um parque de autocaravanismo são igualmente propostas para 2022.

O presidente da câmara indicou ainda que o município está a construir uma Casa Social, que pretende dar “resposta a situações emergentes para quem dela necessite”, a qual vai ficar concluída no primeiro trimestre do próximo ano.

O executivo municipal de Borba é constituído por três eleitos do Movimento Unidos por Borba (MuB) e dois do PS.

C/lusa

Populares