20.4 C
Vila Viçosa
Domingo, Maio 26, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Câmara de Vila Viçosa alerta para os cuidados a ter com a lagarta do pinheiro!

A Cãmara Municipal de Vila Viçosa, numa publicação efetuada nas suas redes sociais alertou para os cuidados a ter com a Lagarta do Pinheiro ou Processionária.

O Município alerta que, aso tenha pinheiros em casa ou nos arredores, há cuidados que deve ter.

A Lagarta do Pinheiro ou processionária ou ainda quaresmas é uma espécie com grande impacto negativo em pessoas, animais e nos próprios pinheiros, encontrando-se muito disseminada em Portugal, que pode originar graves problemas de saúde pública, devido à acção urticante dos pêlos, que provocam alergias ao homem e animais domésticos. As reacções alérgicas dão-se normalmente ao nível da pele, do globo ocular e do aparelho respiratório, podendo provocar enfraquecimento e vertigens e em situações extremas levar à morte.

Como todos os insetos, o desenvolvimento da processionária passa por diferentes fases:

  • Ovo;
  • Lagarta;
  • Pupa ou crisálida (casulo);
  • Inseto adulto (borboleta)

As lagartas passam por 5 estádios de crescimento. A partir do 3º estádio possuem pêlos urticantes que causam alergias na pele, globo ocular e aparelho respiratório. Estas alergias são sempre muito desagradáveis e podem ter consequências graves, dependendo da sensibilidade do indivíduo atingido. Estas lagartas possuem 8 receptáculos com cerca de 100.000 pêlos urticantes. Ao mover-se, abrem estes receptáculos libertando milhares destes pêlos e aumentando a possibilidade de intoxicação de uma pessoa ou de um animal que entre em contacto com eles. Os pêlos agem como agulhas, injectando as substâncias tóxicas na pele ou mucosas.

As crianças por brincadeira e, os cães por cheirarem ou morderem as lagartas movidos por curiosidade natural, são os principais afectados.

Entre Janeiro e Maio, as processionárias abandonam o pinheiro para se enterrarem no solo, na sequência do seu ciclo de desenvolvimento. Deixando o seu hospedeiro em fila como uma procissão (daí o seu nome) dirigem-se em direcção ao solo onde irão continuar o seu desenvolvimento.

Fonte/Foto: Município de Vila Viçosa

Populares