12 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Abril 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Câmara Municipal de Elvas Ocupa 600 jovens durante as férias (c/som e fotos)

Decorreu na manhã desta quarta feira, 28 de junho, no Cine-Teatro Municipal de Elvas, a receção aos participantes no programa de Ocupação Municipal dos Tempos Livres (OMTL) da Câmara Municipal de Elvas.

A programa OMTL foi apresentado pelo Presidente do Município, Nuno Mocinha, que acompanhado pelo vice-presidente Câmara Municipal de Elvas, Manuel Valério, dos vereadores, Vitória Branco e Tiago Afonso e dos representantes das Juntas de Freguesias do concelho de Elvas, explicou aos 600 participantes em que consiste o referido programa.

O programa de Ocupação Municipal dos Tempos Livres (OMTL) da Câmara Municipal de Elvas é destinados aos jovens com idades compreendias entre os 16 e os 25 anos, residentes no concelho de Elvas, que pretende manter estes jovens ocupados por um período de duas semanas, durante os meses de julho, agosto e setembro sendo lhes atribuída uma bolsa de 100€, que como disse o Presidente da Câmara Municipal de Elvas à RC “dá para ajudar nas férias […] dá para fazer alguma coisa que eles gostavam e que os pais não é possível darem-lhe”.

Para o presidente do Município de Elvas, Nuno Mocinha, o mais importante não é tanto a bolsa que estes jovens irão receber, mas sim “eles terem o sentido de responsabilidade de entrarem a horas […] estamos a falar de jovens muitos deles com 16 anos […] mostra-lhes aquilo que pode ser no futuro a sua vida ativa e que ainda estão a tempo de pensar o que querem fazer no futuro”.

O presidente do Município de Elvas, Nuno Mocinha, questionou os jovens presentes sobre qual a profissão que gostariam de ter no futuro tendo apenas dois respondido à questão colocada. Para Nuno Mocinha os restantes não responderam “ou por vergonha ou porque efetivamente ainda não tem definido” salientando o presidente que estes jovens pretendem exercer funções operacionais, uma rapariga disse que quer “cuidar de crianças e outro rapaz que quer ser pedreiro […] são funções dignas e funções de futuro”.

Estes jovens irão ser integrados nos diversos setores da Câmara Municipal de Elvas, nunca podendo “substituir os funcionários da camara não é essa a perfectiva, podem ser integrados em jardins, nas pinturas, a tirar ervas, nos museus, na parte administrativa […] são sempre funções ligeiras e devem ser entendidas como tal” disse à RC o presidente Nuno Mocinha.

A pedido do presidente do Município de Elvas, Nuno Mocinha, os jovens deram algumas sugestões dos artistas que gostariam de ver na tradicional festa de São Mateus, em Elvas. Sobre este tema o presidente Nuno Mocinha salienta que “o São Mateus não é a semana da juventude, é transversal temos que trazer artistas para todos os públicos e agradar a todos os públicos, porque só assim o São Mateus tem sucesso”.

{gallery}elvas_apresentacao_otl17{/gallery}

Populares