3.7 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Abril 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Cândida Beira guarda “religiosamente” roupas com cerca de 200 anos da casa onde “serviu” (c/som)

No âmbito das Ruas Floridas de Redondo, que decorrem entre 29 de julho e 6 de agosto, a Rádio campanário foi até esta vila alentejana para falar com populares sobre a preparação das Ruas Floridas.

Cândida Beira tem 78 anos e é natural de Redondo e, após falar com a nossa redação sobre a preparação do certame, contou-nos algumas histórias do seu passado.

Uma das histórias que esta redondense nos contou foi sobre os vestidos com mais de 200 anos que guarda em sua casa e que lhe foram doados pelos netos de uma proprietária de uma antiga casa senhorial onde trabalhou desde os seus 15 anos de idade.

Em declarações à nossa redação, Cândida beira começou por contar que “estes vestidos são camisas de dormir. Temos o culotte com o corpete, que antigamente, as senhoras mais ricas utilizavam. O neto da senhora da casa onde servi queria deitar estas peças fora e perguntou-me se eu queria aproveitar alguma destas coisas. Eu lavei as peças, deixei-as branquinhas, porque estavam muito sujas e, mais tarde, ele voltou com a sua mãe para ver como as peças tinham ficado”.

Questionada sobre quantos anos têm estas peças de roupa, Cândida Beira referiu que “estas peças devem ter entre 190 a 200 anos. Estas peças são de quando a senhora casou, duas das suas filhas também já morreram, com mais de 90 anos e, atualmente, os seus netos têm mais cerca de 80 anos, por isso falamos aí entre os 190 e os 200 anos”.

Questionada do porquê de manter estas peças em sua casa, como se estivessem num museu, Cândida contou-nos que “gosto muito destas coisas. Arranjei tudo, encomendei este móvel para as colocar e fiz algumas decorações”

 

Populares