17 C
Vila Viçosa
Domingo, Abril 28, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Cândida tem 78 anos e diz:“Faço flores desde 1955.É um orgulho voltar a ver o Redondo florido”(c/som)

 

As Ruas Floridas de Redondo, edição de 2023, começaram este sábado e até ao próximo dia 06 de agosto esta Vila Alentejana está ornamentada numa arte identitária do Povo Redondense.

24 ruas estão engalanadas com flores em papel e são esperados milhares de visitantes à Vila de Redondo para apreciar esta Vila que por estes dias se transforma num verdadeiro jardim florido.

Mas até chegar o dia da abertura do certame, ficam para trás meses de trabalho onde os moradores destas ruas, trabalham afincadamente para que a sua rua seja a mais bonita de todas.

Esta é uma tarefa que envolve os mais novos e os de mais idade e percorrendo as ruas de Redondo é fácil encontrar quem o faça “há uma vida”.

A Rádio Campanário esteve em Redondo e falou com Cândida beira, uma Redondense, que nos contou a história da sua ligação a esta arte de trabalhar o papel.

Cândida Beira tem 78 anos e diz que fazer este trabalho nas ruas de Redondo “é uma coisa que gostamos muito e eu tenho o bichinho cá dentro.”

Há tantos anos que faz flores em papel que quando lhe perguntamos há quantos anos o faz diz-nos “os anos não lhe posso dizer porque estive dois anos que não fiz .”

A primeira vez que o fez está-lhe bem presente na memória”desde 1955 que faço as flores em Papel e o bichinho continua cá dentro e este ano fui desafiada para fazer as flores para o largo que fica aqui junto da rua que tantos anos eu ornamentei.”

O trabalho foi desenvolvido em pouco mais de “três meses” conta-nos e saiu das mãos de duas pessoas, uma com 78 e outra com 85 anos de idade.

Questionada sobre as diferenças que vê nestas Ruas Floridas desde 1955, Cândida Beira diz “foi sempre aumentando, chegámos a ter 50 ruas decoradas” acrescentando contudo “que a idade vai passando pelas pessoas e ás vezes não é fácil arranjar pessoas para trabalharem nesta arte.”

Cândida Beira diz que “este será o ultimo ano em que participa” mas nunca se sabe porque da última vez, também o era….

Cândida Beira sublinha a beleza da sua rua “foi sempre uma rua muito bonita e aparece sempre nos prospetos da Câmara Municipal.”

Não quer ser chamada de artista mas diz sem dúvidas “todas as que fazem estas Flores de Papel são verdadeiras artistas.”

 

 

 

 

 

Populares