15.4 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Outubro 10, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Candidaturas para o Prémio de homenagem ao Calipolense Nuno Portas abrem em outubro

A partir de 23 de outubro estarão abertas as candidaturas ao Prémio Nuno Portas 2023, o novo galardão que foi criado pelo Ministério da Habitação, sob coordenação do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, I. P.

Na cerimónia de apresentação do prémio, – que decorreu hoje em Lisboa com a presença dos filhos Catarina Portas e Paulo Portas, – a secretária de Estado da Habitação, Maria Fernanda Rodrigues, lembrou o legado de Nuno Portas, com “a sua notável heterodoxia, o seu compromisso, e as suas lições”, bem como “a militante intervenção cívica [do arquiteto] para tornar as periferias portuguesas em algo melhor”. Também o secretário de Estado do Ensino Superior, Pedro Teixeira, fez questão de se associar a este momento.

Criado para prestar homenagem a esta figura ímpar da arquitetura portuguesa, o galardão irá premiar estudos, trabalhos ou projetos académicos desenvolvidos por alunos que estudem nas diferentes Instituições de Ensino Superior portuguesas, centrados na área da habitação e do habitat, e distinguir os professores e orientadores e as respetivas universidades.

Esta distinção de prestígio será atribuída nas categorias de Teses de Doutoramento e de Projeto Académico, Dissertações de Mestrado e de Mestrado Integrado e os trabalhos a concurso devem incidir nas áreas temáticas da Habitação e do Habitat.

As Instituições do Ensino Superior, juntamente com os professores/orientadores, devem selecionar previamente três trabalhos, em cada uma das categorias, e posteriormente instruir as candidaturas ao IHRU através de formulário a
disponibilizar no Portal da Habitação.
As candidaturas para a categoria de Teses de Doutoramento estão abertas até ao dia 1 de março 2024 e na de Projeto Académico, Dissertações de Mestrado e Mestrado Integrado até ao dia 26 de julho 2024.

Populares