25.9 C
Vila Viçosa
Domingo, Maio 26, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Cáritas e Santa Casa da Misericórdia de Vila Viçosa inauguraram Ludoteca (c/som e fotos)

Vila Viçosa conta desde o dia 1 de agosto com uma Ludoteca, um novo espaço recreativo-cultural especialmente pensado para crianças e adolescentes, localizada na rua Dr. Gomes Jardim, nº 13.

O novo espaço juvenil foi instalado ao abrigo dos Contratos Locais de Desenvolvimento Social (CLDS+) e teve como entidades executoras a Santa Casa da Misericórdia de Vila Viçosa e a Cáritas Paroquial de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa.

A Rádio Campanário assistiu à cerimónia de inauguração e falou com o presidente da Cáritas Paroquial de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, padre Francisco Couto que refere ser “uma enorme satisfação, damos resposta a esta faixa etária sobretudo porque abrimos uma porta para outras situações que os mais pequenos podem usufruir, sobretudo àqueles que não têm muitas coisas para brincar”.

Francisco Couto acrescenta que no âmbito do desenvolvimento do programa CLDS+ “está a ser implementada uma ajuda na criação de postos de trabalho e a ajudar a criação do próprio emprego e uma mini incubadora de empresas, o rosto final de todo o projeto”.

{play}http://www.radiocampanario.com/sons/Padre%20Couto%20arranjado.mp3{/play}

Jorge Rosa, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Vila Viçosa (SCMVV) diz que “atendendo ao desenvolvimento do projeto decidiu-se executar a Ludoteca com o animador da SCMVV, um espaço onde as crianças dos 3 aos 18 anos podem brincar”.

Relativamente ao espaço onde funciona a Ludoteca, as instalações do antigo Centro de Saúde de Vila Viçosa, Jorge Rosa diz que “é uma mais-valia que criamos para as crianças do concelho, a Santa Casa está atenta a tudo o que é projeto inovador”.

{play}http://www.radiocampanario.com/sons/DR%20Jorge%20Rosa%20arranjado.mp3{/play}

Anabela Consolado, coordenadora dos CLDS+ disse à reportagem da Rádio Campanário “é um dia muito feliz e veio a se provar mais uma vez que as parcerias resultam. Esta Ludoteca só foi possível devido à parceria que existiu entre a Cáritas Paroquial de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa e a Santa Casa da Misericórdia, um objetivo cumprido, mais um espaço que conseguimos criar para Vila Viçosa e espero que todas as crianças possam usufruir dele”.

{play}http://www.radiocampanario.com/sons/Anabela%20Consolado%20arranjado2.mp3{/play}

O presidente da Assembleia Municipal de Vila Viçosa, Vítor Mila, também marcou presença. À Rádio Campanário disse que “a brincar também se aprende e se educa e este espaço vai proporcionar o convívio”. 

{play}http://www.radiocampanario.com/sons/Vitor%20Milaarranjado.mp3{/play}

O concelho de Vila Viçosa foi um dos municípios, num total de 18, que assinou protocolo com a Segurança Social, no âmbito do Programa Contratos Locais de Desenvolvimento Social (CLDS+), recebendo desde o dia 7 de março deste ano, 275 mil euros da Segurança Social, direcionados aos três eixos fundamentais; Emprego, formação e qualificação; Intervenção familiar e parental, preventiva da pobreza infantil e Capacitação da comunidade e das instituições. As assinaturas do representante do Município de Vila Viçosa, presidente Manuel Condenado e o presidente da Cáritas Paroquial Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa efetivam desta forma o CLDS+ deste concelho.

 

 

Populares