11.5 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Abril 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Cartão Município Solidário já apoia 200 famílias do concelho!

Mais de 200 famílias já beneficiam do Cartão Município Solidário que a Câmara Municipal de Évora criou para apoiar os munícipes com mais fragilidades económicas.

O novo regulamento entrou em vigor no dia 27 de junho de 2022 incidindo as suas alterações precisamente na ênfase dada à família: enquanto os benefícios do anterior cartão se destinavam somente ao titular, com o novo Cartão Município Solidário os benefícios estendem-se a todos os elementos do agregado familiar.

Aponta-se ainda um outro aspeto: o anterior cartão abrangia os munícipes pensionistas. Atualmente mantém-se esta variável, mas qualquer munícipe ou agregado familiar em situação de vulnerabilidade económica pode candidatar-se. Isto significa que, além dos pensionistas, qualquer pessoa, mesmo no ativo, pode solicitar o cartão, bastando para o efeito ter rendimentos per capita nas condições indicadas no Regulamento, o qual pode ser consultado na internet em https://www.cm-evora.pt/municipe/areas-de-acao/acao-social/cartao-municipio-solidario/

Pode ainda saber mais informações sobre as condições de acesso e solicitar o seu cartão na Divisão de Educação e Intervenção Social, localizada no Páteo do Salema, à Rua Diogo Cão, em Évora ou nas Juntas de Freguesia da área de residência.

Este cartão oferece mais comparticipação nas despesas de saúde (uma despesa por mês acompanhada da prescrição do médico do SNS), ou educação; acesso à tarifa social na fatura do consumo de água; e direito a comparticipação no carregamento do passe social nos transportes públicos urbanos. Além disso, mais apoios equiparados ao escalão A da ação social escolar para as crianças do agregado familiar que frequentem a educação pré-escolar e o 1.º ciclo do ensino básico; e mais acesso a eventos culturais e desportivos promovidos pelo Município de Évora.

No contexto do Cartão Município Solidário realizaram-se em outubro encontros de esclarecimento deste apoio social nos Paços do Concelho com entidades que desenvolvem/trabalham programas de apoio social, com as juntas de freguesia e restantes parceiros do cartão.

Populares