10.4 C
Vila Viçosa
Terça-feira, Abril 30, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Casa da Cidadania em homenagem ao Capitão de Abril Salgueiro Maia já recebeu cerca de 50 mil visitantes!

Cerca de 50 mil pessoas já visitaram a Casa da Cidadania Salgueiro Maia, em Castelo de Vide , desde que foi inaugurada, a 01 de julho de 2021, disse hoje à agência Lusa o Presidente da Câmara Municipal que considera este número “um número simpático”.

O espaço criado em homenagem ao capitão de Abril, situado no castelo de Castelo de Vide, resulta de um projeto do Município de Castelo de Vide e da agora extinta Direção Regional de Cultura do Alentejo

Segundo o presidente António Pita, a maior parte dos turistas que visita o espaço é de nacionalidade portuguesa e espanhola, Brasil , EUA e Países Baixos.

Recorde-se que o Município de Castelo de Vide possui, por vontade expressa de Fernando Salgueiro Maia, todo o seu espólio, nomeadamente o que está diretamente ligado a um dos acontecimentos mais importantes da história contemporânea de Portugal e à implementação do Regime Democrático em 25 de Abril de 1974.

Fernando Salgueiro Maia foi o comandante da coluna militar da Escola Prática de Cavalaria , em Santarém, que, no dia 25 de abril de 1974, ocupou a Praça do Comércio e cercou o Quartel do Carmo, em Lisboa, levando à rendição do então presidente do Conselho, Marcello Caetano, e à definitiva queda da ditadura do Estado Novo.

A Casa da Cidadania Salgueiro Maia envolveu um investimento global de três milhões de euros e foi inaugurada pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

No espaço, entre as peças que fazem parte do espólio figura o conhecido megafone com que, a 25 de Abril de 1974, no Largo do Carmo, o então capitão intimou Marcello Caetano a render-se. O espaço museológico exibe também o uniforme e o “quico” militar que envergava nesse dia, entre outros uniformes, divisas, flâmulas, estandartes e pendões, insígnias, diplomas e louvores, documentos militares e fichas escolares pertencentes a Salgueiro Maia.

Uma área com cartazes e fotografias e uma coleção de miniaturas de carros de combate, a especialidade do militar como oficial de Cavalaria e a sua grande paixão profissional, são outras das valências da Casa da Cidadania Salgueiro Maia.

A Casa da Cidadania Salgueiro Maia pode ser visitada:

Verão (de 1 de junho a 30 de setembro): 9h15 – 12h45 ,  15h15 – 17h45

Inverno (de 1 de outubro a 31 de maio): 9h15 – 12h45 , 14h15 – 16h45

De terça a domingo; encerrado à segunda-feira.

Populares