15.9 C
Vila Viçosa
Domingo, Abril 28, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Casa do Alentejo de Toronto ajuda 40 famílias com necessidades de cuidados paliativos

A pandemia de covid-19 trouxe consigo a degradação da qualidade e modificou a condição de vida de muitas pessoas, em particular daquelas que já sofriam de algumas doenças, em que a falta de comida se tornou a mais preocupante.

Em Toronto, a Casa do Alentejo tem, desde agosto do ano passado feito e distribuído comida por famílias com pessoas com necessidades de cuidados paliativos.

José Dias, assistente social de uma instituição do Governo do Canadá, começou a receber pedidos de ajuda por parte de portugueses e meteu mãos à obra. Falou com algumas instituições, tendo a Casa do Alentejo aderido desde a primeira hora àquilo a que chamaram de “Banco de Refeições” – Comida deliciosa para os necessitados.

Inicialmente, a confeção das refeições era feita de quinze em quinze dias, mas, com o agravar da pandemia, passou a ser semanal.

Desta forma, todas as segundas-feiras são confecionadas 40 refeições que incluem sopa, prato principal, sobremesa, pão e uma bebida.

De acordo com a notícia avançada pelo Jornal de Notícias, as famílias são identificadas por João Dias e cerca de uma dezena de voluntários, que além de alentejanos têm alguns açorianos, confecionam a comida, que depois é entregue por outros quatro voluntários. As refeições são entregues nas residências das famílias e também em algumas instituições, nem todas em Toronto, algumas fora do perímetro urbano da grande cidade.

“Quando assumimos este projeto enviámos cartas a empresas e particulares e temos tido grande recetividade. O donativo mínimo é 300 euros que nos garante a feitura das 40 refeições. Muitas pessoas vêm no Facebook da Casa do Alentejo e liga-nos a oferecer ajuda, depositando o dinheiro na conta da nossa instituição. Também recebemos géneros alimentares, pão e bebidas”, contou ao JN, Teresa Sousa, uma das dinamizadoras do “Banco de Refeições”.

À semelhança do que acontece no nosso País, a sede da instituição está encerrada às atividades lúdicas e culturais, bem como o seu restaurante. No entanto, o projeto “Banco de Refeições “ vai além das refeições que são dadas. A Casa do Alentejo entregou também alguns cabazes, reforçando assim o espírito de ajuda.

O Centro Comunitário da Casa do Alentejo de Toronto surgiu da necessidade dos Alentejanos residentes em Toronto de terem um lugar para chamar de seu. O sonho tornou-se realidade a 20 de fevereiro de 1983 e a organização conta com cerca de 350 sócios.

Desde a sua fundação, a Casa do Alentejo tem desempenhado um papel dinâmico na promoção e preservação da cultura portuguesa na cidade de Toronto.

Foto: Jornal de Notícias

Populares