12 C
Vila Viçosa
Domingo, Fevereiro 25, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Casa Relvas vence Prémio de Agricultura:“As pessoas e a sustentabilidade social são a nossa prioridade” diz Alexandre Relvas(c/som)

O BPIe a Medialivre, com o Patrocínio do Ministério da Agricultura e Alimentação e o apoio da PwC, prosseguem a sua missão de dar voz à Agricultura em Portugal, reconhecendo e premiando o que de melhor se faz no sector agrícola, através do Prémio Nacional de Agricultura

Nos doze anos de “vida” deste prémio, já foram distinguidos inúmeros projectos que se destacaram no panorama português, quer pela sua dimensão, quer pela capacidade inovadora ou até mesmo pela criatividade e juventude.

Entre os vencedores da 12ª edição, edição de 2023, está a Casa Relvas, uma empresa sedeada em S. Miguel de Machede, concelho de Évora, um negócio que nasceu da vontade de dar continuidade à história de uma família ligada à terra ao longo de cinco gerações, em dois continentes.

Um projeto familiar, iniciado em 1997 , que vingou no tempo e é hoje uma referência a nível nacional. A empresa alentejana recebeu o prémio na categoria “sustentabilidade.”

A Rádio Campanário falou com Alexandre Relvas, um dos proprietários desta Casa emblemática e reconhecida pelo azeite e vinho de qualidade que produz, sobre a importância desta distinção.

Alexandre Relvas começou por nos referir “a sustentabilidade é a forma da Casa Relvas estar no negócio” especificando “a nossa preocupação vai para além da sustentabilidade ambiental, incide sobretudo na sustentabilidade social e também na económica.”

Para Alexandre Relvas “este prémio acaba por ser um reconhecimento do trabalho de toda a nossa equipa, ao longo dos anos”.

Sustentada em raízes de uma família desde sempre ligada à terra, sendo esta mesma terra a fonte de inspiração, é esta preocupação com o ambiente mas acima de tudo com as pessoas , que querem passar à futuras gerações.

Alexandre Relvas acredita que para a Casa Relvas ter vencido este prémio contou, seguramente, “a mensuração de tudo o que já fazemos” sublinhando “ que o processo interno na empresa começou com o Plano de Sustentabilidade dos vinhos há cerca de 6 anos , através do diagnóstico perceber onde estávamos e para onde queríamos ir.”

Na empresa e por uma questão de gerir de forma eficiente a água, um bem cada vez mais escasso, foram tomadas algumas medidas específicas , começaram a utilizar garrafas mais leves, caixas feitas de cartão reciclado, entre outras, medidas que certamente contaram na avaliação efetuada pelo júri do concurso.

A nível social, a Casa Relvas destaca-se pela proximidade às pessoas e está muito bem inserida nas sociedades circundantes. Anualmente, a empresa doa cerca de 10% dos seus resultados a Instituições locais, fator também determinante na atribuição desta distinção.

Na Categoria de Sustentabilidade foi ainda atribuída uma Menção honrosa à Sociedade Agrícola Herdade dos Lagos, Lda.



Populares