8.1 C
Vila Viçosa
Sábado, Abril 27, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Casal que burlava e roubava idosos tinha casa em Portalegre, das 33 vítimas, muitas foram neste distrito

Um casal, marido e mulher, de 48 e 34 anos, respetivamente, foram detidos pela PSP em Loures, pela prática de 33 casos de burla a idosos e roubos de peças de ouro, que atinge 100 mil euros.

O material roubado foi apreendido em três residências, uma das residências situada em Portalegre e as outras duas em Loures e na Margem Sul. O casal tinha na sua posse anéis, colares, pendentes, brincos e pulseiras de ouro que roubava através de burla ou quando as vítimas não cediam, os atos tornavam-se agressivos, “arrancando” o ouro às vítimas puxando-os bruscamente.

A abordagem habitual era convencerem as vítimas a trocar um relógio aparentemente valioso por ouro, prometendo deixar a caixa mas sempre insistindo para verem o ouro que as pessoas tinham em casa, como garantia, assim que tinham os objetos de valor nas mãos, fugiam a alta velocidade.

Sempre com o mesmo modo operandis, fizeram 33 vítimas entre a Área Metropolitana de Lisboa, a Margem Sul do Tejo e o distrito de Portalegre.

Foram anteontem presos na Apelação pela PSP de Loures, e de acordo com o comandante, “as vítimas são quase todas mulheres”. “A mais nova tem 66 anos, a mais velha tem 91”, adiantou Resende da Silva, à imprensa na passada terça-feira, apelando ainda àqueles que foram vítimas neste caso e que ainda não apresentaram queixa, o façam, “não tenham vergonha nem receio”.

Relembrou também que não se deve confiar bens a desconhecidos, mesmo quando aparentam uma boa imagem e sejam simpáticos. “O casal manipulava as vítimas porque era comunicativo e bem-falante, uma das características dos burlões”, frisa o responsável.

Nem todo o ouro apreendido corresponde ao roubado o que leva a PSP a suspeitar que muito já tinha sido vendido, quanto ao carro de alta cilindrada, que os burlões usavam para ganhar a confiança das vítimas, e outros dois veículos foram comprados com o resultado das várias burlas, que também foram sujeitos à apreensão.

 

Os detidos, ambos com antecedentes criminais, foram na passada terça-feira presentes no tribunal de Loures e aguardam a aplicação de medidas de coação.

Populares