A vila alentejana de Castro Verde tem, desde hoje, um novo posto para realização de testes rápidos gratuitos e PCR pagos para despistar o vírus que provoca a doença covid-19, divulgou a câmara municipal.
Segundo o Município de Castro Verde, no distrito de Beja, o posto, que resulta de uma parceria entre a autarquia e um laboratório certificado para realizar aqueles tipos de testes, “vem reforçar a capacidade de testagem no concelho”.
A criação do posto integra-se na medida lançada pelo Governo que permite a cada cidadão fazer até quatro testes rápidos de antigénio gratuitos por mês, explica a câmara, em comunicado enviado à agência Lusa.
Os interessados também podem fazer testes PCR no posto, mas estes são pagos.
O posto funciona na sala do Anfiteatro Municipal de Castro Verde e os testes só são realizados mediante agendamento prévio.
Os interessados podem agendar a realização de testes presencialmente no Gabinete de Educação e Ação Social da Câmara de Castro Verde ou através dos números de telefone 286320701 e 286320702.
O Ministério da Saúde voltou a comparticipar a 100% os testes rápidos de antigénio, desde o passado dia 19 de novembro, com o objetivo de garantir o acesso da população à testagem como medida de proteção da saúde pública.
A ministra da Saúde, Marta Temido, revelou na passada sexta-feira que o Governo vai aumentar o número de testes gratuitos por pessoa, que está agora fixado em quatro por mês, e que a medida “poderá avançar” esta semana.
C/Lusa