25.4 C
Vila Viçosa
Sábado, Abril 20, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Cavacas de Vimieiro “conquistaram” certificação nacional: é um orgulho ter produtos com esta qualidade” diz Pres. Da junta de Freguesia(c/som)

As Cavacas do Vimieiro , doce tradicional característico desta Freguesia do concelho de Arraiolos, foram certificadas como marca nacional.

Mais um reconhecimento da qualidade da doçaria desta localidade, onde há pouco menos de uma semana também a marca Nógado foi reconhecida como marca nacional.

O pedido efetuado pelo Município de Arraiolos, junto do Instituto Nacional da Propriedade Industrial mereceu despacho de concessão, inserido no Boletim da Propriedade lndustrial n.º 21/2024, no passado dia 30 de janeiro.

A atribuição da “Marca Nacional” permite dinamizar de forma mais eficaz as atividades económicas e a promoção das potencialidades deste produto da doçaria de Vimieiro, constituindo um ato importante para salvaguardar “referências dos usos e costumes, que fazem parte do nosso património cultural e identitário”.

A Rádio Campanário falou com o Presidente da Junta de Freguesia de Vimieiro , Rui Estriga, sobre esta nova conquista para a freguesia.

O presidente da Freguesia começou por nos referir “é um orgulho viver no Vimieiro e saber que temos produtos de qualidade e que merecem uma certificação nacional” dando os parabéns ao Município de Arraiolos por todos os processos desenvolvidos neste âmbito.

O Autarca garante que da parte da Junta de Freguesia “iremos dinamizar e potenciar estes dois produtos, quer a Cavaca, quer o Nógado do Vimieiro” pois acredita que Vimieiro vai ganhar com estas certificações.

Os produtores destes iguarias estão “muito felizes com estas certificações” pois têm também muito “orgulho em ser de Vimieiro”. Há ainda um grande potencial para aproveitar e que os produtores irão agora descobrir, num caminho que a junta de Freguesia irá apoiar.

“Foi tudo muito rápido e os produtores destes doces agora certificados ainda estão a cair em si” concluiu o Presidente da Junta de Freguesia.

Populares