26.5 C
Vila Viçosa
Sábado, Outubro 5, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Central a carvão de Sines encerra até 2023

expresso

As preocupações ambientais e a aposta em nas energias verdes, são cada vez mais uma realidade.

António Costa, primeiro ministro de Portugal, durante a visita às obras de construção do Sistema Eletroprodutor do Tâmega, refere que o encerramento das últimas duas centrais a carvão do país (Pego e Sines), depende da entrada em funcionamento das novas barragens no norte de Portugal.

O primeiro ministro, citado pelo Eco, refere que “Fixámos o objetivo e o calendário de desativação durante esta legislatura das duas centrais a carvão que ainda utilizamos. Fizemos depender o encerramento da última central a carvão [Sines, da EDP] da conclusão e entrada em funcionamento deste centro eletroprodutor. Para o ano encerraremos já a central do Pego, mas só em 2023 encerraremos a de Sines, porque só aí podemos contar para a segurança energética do país com o pleno funcionamento do complexo do Tâmega”.

O Sistema Eletroprodutor do Tâmega, cujas obras estarão concluídas até 2023, representa um investimento total 1.500 milhões de euros. Com os seus 1.158 MW, aumentará em 6% a potência instalada em Portugal.

Populares