27.6 C
Vila Viçosa
Sábado, Abril 13, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Central Solar de Monforte “vai começar a produzir energia no final de 2022”, diz representante da Akuo Energy (c/som)

O Primeiro-Ministro, António Costa, o Ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, e o Secretário de Estado Adjunto e da Energia, João Galamba, participaram hoje na cerimónia de apresentação do projeto da Central Solar de Santas, em Monforte.

A Rádio Campanário falou com o representante da empresa Akuo Energy em Portugal, João Maria de Macedo Santos, que nos explicou que este “é um projeto de 180MWp, que vai cobrir uma área de 350 hectares” o que equivale a “350 campos de futebol” e “que será o segundo maior projeto solar em Portugal” com “um investimento de 100 milhões de euros locais”.

É um projeto muito importante localmente, para nós como empresa, que é o primeiro projeto em Portugal e para trazer dinamismo à economia local”, afirma João Macedo Santos.

Sobre as expectativas do projeto em Monforte, diz que “é começar a construção muito em breve. Nós estamos prontos para começar, estamos à espera de uma última licença e vamos arrancar a construção, que demora mais ou menos um ano e começar a produzir energia no final do próximo ano, início do seguinte”, refere o representante da empresa ao explicar também que “isto depois são projetos de 30 ou mais anos, a muito longo prazo”.

Questionado sobre a escolha de Monforte, João Macedo Santos refere que “o caderno de encargos do leilão de 2019 definia os pontos de injeção na rede” e “o ponto de injeção de Estremoz é uma zona que tem muito boas condições para energia solar”, uma vez que “tem herdades e terrenos grandes, que se podem aproveitar, por isso nós já tínhamos preparado o concurso e tínhamos identificado o terreno, o que nos permitiu estar muito bem preparados e agressivos para poder ganhar este lote no leilão”.

Populares